sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Prosperato introduz no mercado brasileiro azeites monovarietais raros

 

A marca gaúcha Prosperato introduz no mercado brasileiro dois novos azeites monovarietais, de consumo raro no Brasil. 

As variedades Ascolana Tenera e Galega chegam para oferecer experiências diferenciadas à mesa, acompanhando muito bem pratos bastante apreciados no verão como peixes e frutos do mar, além de realçar o sabor de outros alimentos.

A Ascolana Tenera é uma variedade bastante difundida na Itália e que está sendo introduzida no Brasil pela Prosperato, com exclusividade. Apesar de sua vocação principal ser o consumo como azeitona de mesa, quando processada para obtenção do azeite, resulta em um produto de sabor frutado verde e delicado, com aroma muito presente. Com notas de tomate verde e alcachofra em predominância, leva o paladar a uma sensação muito agradável de frescor. Os tons amargo e picante são de leve intensidade, com uma pequena persistência de picância sentida na garganta.
 


Já a Galega é uma variedade portuguesa, rara mesmo em sua terra natal, sendo agora introduzida no mercado brasileiro. Trata-se de um azeite com aroma frutado misto entre verde e maduro, de intensidade média, com presença de amargo e picante. De sabor amendoado, remetendo a frutas secas e vegetais tostados como tomate e abobrinha.

As duas variedades estão disponíveis em garrafas de 200ml e estão sendo produzidas em lotes limitados.

A Prosperato foi a marca brasileira melhor colocada no EVOO World Ranking, que classifica os melhores azeites do mundo todo, de acordo com suas premiações de 2022, ficando na 22ª posição na classificação geral e na 2ª posição entre os azeites do Hemisfério Sul.

A marca completa 10 anos em 2023 e é a única empresa do Brasil que tem toda a cadeia produtiva da oliva -- desde a produção das mudas, plantio, extração, envase e até o varejo próprio.

Os olivais da Prosperato somam 220 hectares e estão localizados na Campanha gaúcha, nas localidades de Caçapava do Sul e São Sepé, e na região da Costa Doce do RS, em Barra do Ribeiro e Sentinela do Sul.

Além do e-commerce em seu site e pontos de distribuição, a empresa tem loja de fábrica na BR 290, próximo aos olivais, em Caçapava do Sul. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

A caipirinha de pitaya!

 

A pitaya é uma fruta exótica que pertence à família cactaceae e tem sua origem no México. O nome "pitaia" significa "fruta escamosa". Existem três espécies da fruta: a pitaya-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaya-amarela (amarela por fora e branca por dentro) e pitaya-vermelha (avermelhada por dentro e por fora). E se tem um alimento que está na moda atualmente, é a pitaya. A fruta se tornou uma constante em receitas e dietas de quem busca ter uma alimentação mais saudável. 

Também conhecida como fruta do dragão —porque tem a forma do olho desse animal imaginário —, ela já é cultivada em todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil, está cada vez mais na mesa dos brasileiros. Todo esse interesse decorre do fato de que dela se aproveita até o caule. Além disso, seus nutrientes têm feito da pitaya uma potencial aliada na prevenção e no combate de doenças. Versátil, ela pode ser consumida fresca ou seca, funcionando perfeitamente para aromatizar e compor sucos, drinks, vitaminas e até pode ser usada como corante e espessante naturais. Nos últimos anos, vários estudos científicos têm mostrado que ela parece ter efeitos benéficos nas seguintes situações: redução do colesterol; controle glicêmico no diabetes tipo 2; prevenção do câncer colorretal Fortalecimento das funções dos rins e ossos Melhora das funções cerebrais e da saúde ocular...

Provei uma deliciosa caipirinha de pitaya no restaurante Praia da Crena, em Ilha Grande no Rio de Janeiro e reproduzi em casa variando alguns ingredientes. A coloração deste drink é linda e o sabor espetacular, acompanhe.



Ingredientes:

Meia pitaya vermelha descascada e cortada em cubos

Suco de meia laranja de umbigo

Suco de um limão taiti

3 colheres de sopa de açúcar cristal

150 ml de cachaça preferencialmente envelhecida

Preparo:

Coloque a pitaya num recipiente e junte todos os ingredientes menos a cachaça e o açúcar. Esmague bem e em seguida junte o açúcar e com uma colher misture. Some a cachaça e novamente misture. Disponha bastante gelo numa taça e derrame a caipira por cima. Mexa e sirva!


Azul com novo serviço de bordo nos vôos internacionais!

 Azul anuncia novo serviço de bordo em voos internacionais com sabores da culinária brasileira



A Azul revelou hoje que o seu novo conceito para refeições a bordo de voos internacionais para as classes Business e econômica, em viagens com saídas do Brasil, trará o sabor da culinária brasileira como principal ingrediente. A novidade já está disponível nos voos que partem do aeroporto de Viracopos, em Campinas, principal hub de conectividade da empresa aérea, com destino a Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal. Nos voos que partem destas cidades com destino ao Brasil, o novo serviço estará disponível nos próximos meses.

 

Ao embarcar em um dos voos internacionais da companhia com duração superior a sete horas, os Clientes da classe Business receberão um menu com quatro opções para almoço ou jantar, incluindo opções de pratos quentes com carne, frango, peixe e, ainda, uma opção vegetariana. Já na classe econômica, os clientes poderão escolher entre duas opções. Em todos eles, a culinária brasileira será representada por ingredientes típicos do Brasil, bem como serão acompanhados de bebidas alcóolicas e não alcóolicas, além de queijos, pães e sobremesas que também destacará o País em seus sabores.

 

O novo serviço de bordo em voos internacionais da Azul está dividido em quatro ciclos, sendo que cada um se repete três vezes ao ano, proporcionando maior variedade de cardápio e reduzindo a chance de o Cliente encontrar o mesmo menu em uma próxima viagem internacional.

 

No ciclo de lançamento, por exemplo, os Clientes da classe Business poderão degustar de uma salada de abóbora torrada ou acompanhada de tomate, como opção de salada, carne seca desfiada com purê de abóbora assada e farofa ou lombo de pirarucu marinado grelhado com creme de castanha de caju, como prato principal, e uma deliciosa torta de açaí e maracujá com camadas de chocolate. Já na classe econômica as opções de prato principal são: salada de grão de bico a campanha sem cebola, picadinho de frango com canjiquinha cremosa ou massa penne ao dente com molho de requeijão com ervas e tomate concassé.

 

“Um dos compromissos da Azul é oferecer a melhor experiência de viagem aérea do País, e nós entendemos que o serviço de bordo é um fator importante para alcançar este objetivo. A Azul é a empresa que voa para mais destinos no Brasil, e a celebração e conexão do País estão no nosso DNA. Por isso, nada mais justo reforçar essa brasilidade nos pratos que servimos aos Clientes em nossos voos internacionais”, destaca Felipe Masson, gerente geral de Experiência ao Cliente da Azul. “O desenho do novo menu foi um trabalho longo e minucioso, que envolveu diversas áreas da companhia. Para chegarmos ao serviço escolhido, analisamos dados de satisfação dos nossos clientes e fizemos diversas reuniões com um time de chefs para chegar à um menu que celebrasse a brasilidade da Azul e atendesse às expectativas dos nossos clientes.” completou o executivo.

 

Para definição dos pratos que saem de Campinas, Estados Unidos e Lisboa foram experimentados mais de 72 pratos para o serviço da Business e outros 36 pratos para a econômica, além das diversas opções de sobremesas, lanches do café da manhã, frutas, queijos e frios.

 

Atualmente, na Azul, são servidas aproximadamente 5.200 refeições na Business e 50.000 na econômica por mês, com um feedback bastante positivo por parte dos Clientes. Vale destacar que, assim como em voos domésticos, o serviço de bordo nas operações internacionais não possui nenhum custo adicional.

 


Ovo e sua contribuição de vitamina D para a saúde

 

 

O papel da vitamina D na prevenção de doenças ósseas como osteopenia, osteoporose e o raquitismo na infância está muito bem estabelecido e reconhecido pela comunidade científica. Além das alterações musculoesqueléticas, evidências sugerem que a vitamina D facilita a regulação da pressão arterial e função cardíaca, estejam relacionadas ao sistema imune, câncer, diabetes.
 


O consumo de alimentos, principalmente os de origem animal como ovos e peixes de águas profundas, são importantes para fornecer vitamina D ao organismo. Quando o assunto é a alimentação, o ovo é um aliado importante, pois contém cerca de 82 UI de vitamina D e representa cerca de 6,5% das necessidades diárias de acordo com a Dietary Reference Intakes for Vitamin D (DRI).
 

Além disso, o consumo do ovo, associado a uma alimentação equilibrada, contribui para a manutenção da saúde, pois, é uma fonte proteica importante, contém vitaminas do complexo B, entre elas a colina, vitaminas lipossolúveis nas quais a vitamina D está inserida, minerais e carotenoides.
 

Além do ovo, o que temos de concreto é que o sol é a principal fonte de vitamina D, por conta da produção da vitamina pela pele através da absorção dos raios solares. Contudo, fatores como idade, pigmentação da pele, proteção contra a luz solar, obesidade e utilização de algumas classes de medicamentos podem interferir na produção da vitamina.
 

Apesar do Brasil ser um país ensolarado, a deficiência desta vitamina é elevada. Um antigo estudo com dados do inquérito Nacional de Alimentação (2008-2009) concluiu que a grande maioria das regiões do país apresentam déficit de vitamina D. O que se observa é que a deficiência é bem elevada em idosos, onde 64% de pessoas com insuficiência de vitamina D tinham 60 anos ou mais.
 

Em suma, o ovo por ser um alimento acessível, prático, saboroso, de fácil digestão, importante para todas as pessoas, sobretudo aos idosos, e contribuir com a vitamina D de forma natural na alimentação é um dos grande aliados para nossa saúde e o funcionamento do organismo. Portanto, além da alimentação equilibrada, é fundamental que as pessoas realizem atividade física e se exponham, com cuidado, ao sol para ter mais saúde e qualidade de vida.

*Artigo de Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, formada pela Faculdade de Nutrição-Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Fitoterapia pela ASBRAN com Pós-graduação em Fitoterapia Clínica (Faculdade do Litoral Paranaense), Bases Nutricionais para Atividade física (FMU), em Administração de Serviço de Nutrição e Dietética (São Camilo).