sábado, 28 de maio de 2022

Degustação de queijos e vinhos na Pizzato!


Uma delícia de programa no Vale dos Vinhedos 


A Pizzato Vinhas e Vinhos encravada no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha tem uma particular história para comigo! Foi lá, no final da década de 90, quando o varejo ainda ocupava a estrutura de uma antiga casa colada na estradinha de chão que levava até o distrito de Santa Lúcia que provei o primeiro vinho tinto fino de qualidade da Serra Gaúcha: o Pizzato Merlot 1999 (que serviu de inspiração ao icônico DNA 99, um dos melhores vinhos brazucas)  servido pelas mãos dos então jovens irmãos Ivo (in memoriam) e Flávio Pizzato, enólogo-chefe da vinícola. Também por lá tive oportunidade de participar de minha primeira vindima colhendo uvas com o patriarca Plínio Pizzato, conduzindo o tratorzinho lotado de caixas de uvas, além dar imãs Flávia e Jane sempre presentes no atendimento ao público.

Pois estas raízes enológicas transformam a ida a esta simpática vinícola sempre prazerosa e recheada de boas lembranças.

Em minha última ida, há uns dias atrás, agendei uma degustação que envolvia queijos regionais brasileiros e vinhos, brilhantemente apresentada pelo jovem Lorenzo Pizzato, filho de Flávia, seguindo a veia enológica da família. Foram apresentados 6 queijos de massa mole a curados cada qual acompanhado do respectivo vinho, cada harmonização degustada e comentada. Provei pela ordem o Vertigo (espumante Sur Lie, estruturado e marcante); o Sauvignon Blanc (delicioso e frutado); o Legno (com toda a tipicidade do Chardonnay barricado); não poderia faltar o Merlot Reserva (fino e elegante atestando a qualidade desta casta); o Nervi Tannat (elaborado com uvas da Serra Gaúcha, super frutado e fácil de beber) e no encerramento o Concentus (blend elaborado com os cortes de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat)      










De bônus, um momento saudosista, Lorenzo serviu um reserva da família, justo o primeiro vinho que bebi naquela casa, um Pizzato Merlot da safra 2002, muito bem conservado e mantendo a tradição da guarda do vinho gaúcho. Um gran finale para uma saborosa manhã fria na serra!




Saiba um pouco mais das degustações e estrutura voltada ao enoturismo:     

- Harmonização de queijos regionais gaúchos e vinhos:


Na harmonização de queijos são apresentados 6 queijos regionais gaúchos pareados com 6 vinhos da casa. A ideia é mostrarmos como tanto os queijos quanto os vinhos podem ser engrandecidos quando bem combinados. Acompanha cesto de pães e degustação de varietal de azeite gaúcho.



- Harmonização de charcutaria regional gaúcha e vinhos:


Conta com 6 produtos de charcutaria gaúcha, harmonizados com 6 vinhos Pizzato. Essa harmonização serve para mudar ideias e mostrar uma visão totalmente diferente sobre os embutidos. Acompanha cesto de pães e degustação de varietal de azeite gaúcho.

- Degustações verticais:

Um jeito diferente de apreciar vinhos: em uma degustação orientada, conheça a evolução e as influências do clima através da prova comparada de diferentes colheitas de um mesmo vinho ou espumante Pizzato/Fausto. Será acompanhada por profissional da Pizzato, com material impresso, água e alimento. Os vinhos degustados poderão ser adquiridos, desde que disponíveis em estoque. O participante poderá degustar de forma gratuita os vinhos correntes disponíveis no atendimento diário do turismo.

A Pizzato:






Em 1999, a Família Plínio Pizzato constitui a PIZZATO Vinhas e Vinhos para agregar a elaboração de vinhos ao já existente cultivo de videiras, ao qual se dedica desde a imigração de Antônio Pizzato para o Brasil, vindo do Vêneto / Itália ao final dos anos 1800.

Os integrantes da Família são os responsáveis por todo o processo que faz do vinho uma bebida de identiddade única, da produção de uvas à elaboração e comercialização dos vinhos, gerando um diferencial de entusiasmo, dedicação, personalidade e exclusividade traduzidos em vinho.

É com muito orgulho que hoje a Família vê seus vinhos entre os mais destacados em degustações e painéis de vinhos Brasileiros e Internacionais, além de estarem presentes em restaurantes e lojas especializadas no Brasil e no exterior.

 


Pizzato Vinhas e Vinhos - Via dos Parreirais, S/Nº - Santa Lúcia • Vale dos Vinhedos

Bento Gonçalves • RS • Brasil - CEP 95711-000 - +55 54 3055 0440

+55 54 98136 4858 - +55 54 8114 0116





sexta-feira, 27 de maio de 2022

Cormayeur Essencial Chardonnay 2020

 


A Vinícola Cormayeur de Garibaldi na Serra Gaúcha possui uma extensa linha de vinhos e espumantes, do bag ao tinto barricado. Um de seus bons vinhos é o Cormayeur Essencial Chardonnay 2020, mais um representante da Safra das Safras do vinho brasileiro.

Possui cor palha amarelado, límpido e brilhante. Palheta aromática ampla e agradável, com aromas de frutas brancas cítricas, abacaxi em calda, melão, pera, pêssego, pomelo, flores brancas, baunilha, manteiga e chocolate branco, muito frescor e personalidade. Boca equilibrada, cítrica, com frutas tropicais maduras, acidez correta e amplo e persistente final.

Este branco estagia por 5 meses em barricas de carvalho francês.

Uma ótima pedida para ser degustado na companhia de saladas diversas, canapés, frutos do mar e carnes brancas.

Possui 12% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 8 a 10oC.

Vinícola Courmayeur

Endereço: Av. Garibaldina, 32, acesso secundário ao Vale dos Vinhedos.

Cep: 95720-000. Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3463-8517

Whatsapp: (54) 9143 3599

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Brazil Wine Challenge será a maior da história

 

11ª edição chega a 908 amostras batendo novo recorde



A volta ao mundo pelos vinhos e espumantes vai acontecer em Bento Gonçalves, de 7 a 10 de junho. É o 11º Brazil Wine Challenge, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que chega superando todas as edições anteriores. São 908 amostras de 16 países, um aumento de 17,3% no número de 2020. Único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o concurso reunirá 40 especialistas de oito países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai), em oito júris. As degustações serão realizadas no Centro Empresarial de Bento Gonçalves e a divulgação dos resultados acontecerá no dia 10.

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, está confiante em relação à qualidade das amostras inscritas. “Já podemos comemorar o número de amostras e tenho certeza que a qualidade vai nos surpreender. Esta evolução é nítida a cada edição, apesar do aumento do grau de rigidez do concurso. O Brasil tem se mostrado um excelente mercado para o setor e isso tem se confirmado na aposta de vinícolas e importadoras de todas as partes”, destaca.

Para avaliar as amostras, a ABE montou um júri internacional formado por enólogos, sommeliers e jornalistas especializados. Entre os experts confirmados está o nome de Regina Vanderlinde, brasileira que já presidiu a OIV e hoje ocupa o cargo de vice-presidente da Organização considerada a principal e mais importante entidade do setor no mundo. Os rótulos inscritos estão chegando de todas as partes do mundo. São amostras da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Itália, México, Portugal e Uruguai.

Sempre realizado em anos pares, o evento começou em 2002 e de lá para cá tem sido uma importante ferramenta da ABE na busca da promoção da cultura do vinho independente de sua procedência, mas sempre priorizando a qualidade de cada produto. Evoluindo a cada edição, assim como os melhores vinhos, o Brazil Wine Challenge conquistou seu espaço na agenda da vitivinicultura internacional. Hoje, é a maior janela de vinhos do mundo no Brasil. “Somos jovens no mundo dos vinhos, porém evoluímos como poucos e hoje temos o respeito mundial, seja pela qualidade de nossos produtos, seja pelo potencial de consumo”, ressalta Gasperin.

RETROSPECTIVA BRAZIL WINE CHALLENGE

2002 – 408 amostras de 11 países

2004 – 401 amostras de 11 países

2006 – 420 amostras de 13 países

2008 – 411 amostras de 13 países

2010 – 459 amostras de 15 países

2012 – 503 amostras de 17 países

2014 – 709 amostras de 18 países

2016 – 623 amostras de 17 países

2018 – 611 amostras de 14 países

2020 – 774 amostras de 16 países

2022 – 908 amostras de 16 países

 

* Fotos: Jeferson Soldi

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Fenavinho promove Vinho Encanado durante três dias de intensa programação

  

Entre 20 e 22 de maio, festa na Via del Vino terá ainda Jogos Coloniais, Desfile Cultural,
além de shows de música e humor

Depois de um aquece em fevereiro, durante o Bento em Vindima, o Vinho Encanado está de volta às ruas onde fez fama nacional. A emblemática atração da Festa Nacional do Vinho chega, agora, com o cardápio completo para fazer do marco zero de Bento Gonçalves o epicentro festivo do município durante três dias. Assim como as longas festas do deus do vinho Baco, a 17ª Fenavinho ganha as bênçãos de seu mascote Tasta Vin para tomar a cidade e decretar um agenda cuja única proposta, como toda boa festa, é promover diversão. E põe agenda nisso. 



Entre os dias 20 e 22 de maio, uma extensa programação contemplará os visitantes, na Via del Vino, com o Vinho Encanado, os Jogos Coloniais, o Desfile Cultural e uma série de apresentações artísticas.
 
Razão do sucesso da Fenavinho Brasil afora, o Vinho Encanado cativa o público com a bebida que enche as taças de alegria vindas diretamente de torneiras. Duas grandes representantes da expressão vitícola da Capital do Vinho serão as responsáveis por abastecer as pipas do atrativo. Desta vez, a Vinícola Miolo fornecerá os vinhos tinto (corte de Merlot e Cabernet Sauvignon) e branco (corte de Chardonnay e Viogner), enquanto a Vinícola Aurora seguirá como fornecedora do suco de uva integral (tinto), produzido unicamente com uva e nada mais. As doses de vinho serão comercializadas com 150ml e as de suco, com 200ml. Assim como o Vinho Encanado oportuniza ao visitante degustar o produto símbolo de Bento Gonçalves, os Jogos Coloniais e o Desfile Cultural oportunizam o contato com os produtores de vinho, os colonos.

Jogos Coloniais e Desfile Cultural trazem o interior para a cidade

Ambas as atrações promovem um passeio do interior na cidade, mas sobretudo valorizam a essência das origens do povo de Bento Gonçalves. Foram os imigrantes italianos os grandes responsáveis por legarem o cultivo da videira que determinou o desenvolvimento econômico da cidade. Mas os imigrantes também sabiam se divertir. Isso pode ser observado através dos Jogos Coloniais, que terão sua grande final disputada no dia 21 de maio, às 15h, com disputas baseadas nos hábitos deixados por eles.

E é justamente ali que está a graça: a diversão é garantida com provas impagáveis como a corrida de barricas, Arremesso de queijo; Corrida de carriola; Fazendo bígoli; Cabo de guerra; Jogo de ferradura; Encher garrafão com taça; e Mini 48. Antes da grande final, todas essas provas tiveram suas respectivas disputas nos quatro distritos de Bento – Vale dos Vinhedos, Faria Lemos, Tuiuty e São Pedro. Apenas os vencedores em cada categoria das peleias pelo interior se encontram no sábado para descobrir qual distrito será o grande campeão.

Para isso, eles também precisarão se destacar em outro desafio, que soma pontos como a nona prova dos jogos: o Desfile Cultura. No domingo, 22, os distritos passam pela Via del Vino enaltecendo hábitos e costumes dos imigrantes. Neste ano, cada distrito vai exibir um desfile temático, previamente escolhido através do sorteio.
 

O Vale dos Vinhedos vai contar como foi a saída dos imigrantes da Itália e também como ocorreu a chegada deles em terras brasileiras. Os saberes, os fazeres e a diversão desse povo ficarão a cargo do desfile de Faria Lemos. Tuiuty está encarregado de exibir dois grandes legados dos imigrantes, o vinho e a gastronomia. Já São Pedro ficou incumbido de mostrar outras duas grandes bases da resiliência imigrante, a fé e o trabalho.
 

Gastronomia e show com Badin entre as atrações

Quem circular pela Via del Vino durante os três dias de programação terá uma agenda artística e também gastronômica para deixar a experiência do Vinho Encanado ainda mais completa. A programação privilegia os "gringos" como atrações principais do evento. Na sexta, dia 20, a abertura do Vinho Encanado traz o tenor farroupilhense Dirceu Pastori mostrando seu talento.
 

No sábado, será a vez de o humorista Badin trazer suas "gringuices" para o palco. O humorista carrega toda veia colona nas suas esquetes que conquistaram o público de todas as idades nas redes sociais. Badin é uma criação de Eduardo Gustavo Christ, nascido em Aratiba, no extremo norte gaúcho, e que hoje conta com mais de 1,3 milhão de seguidores no Instagram e mais de 660 mil inscritos no seu canal no YouTube.

Já no domingo será a vez de o gringo mais querido da Serra entornar o "garafón" de vinho e soltar suas travessuras no palco. Radicci, o icônico personagem do cartunista caxiense Carlos Iotti, ganha vida na atuação da trupe teatral Ueba ao lado da esposa, a desconfiada e brava Genoveva, para divertir a plateia.
 

E claro que vinho e alegria precisa ser complementada com um bom prato de comida. O público terá três opções armadas na Via del Vino. A Bodega Ottone oferecerá cardápio bem típico, com sopa de capeletti, frango e polenta frita. Já a Colheita Sazonal terá risoto de parma e figo e hambúrguer à venda, enquanto a Kombosa da Ley trará um cardápio com sanduíches e cachorro-quente.

Fenavinho terá mais um capítulo dentro da ExpoBento

Promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a Fenavinho voltou ao calendário de eventos do município em 2019, após oito anos inativa. A festa, cuja primeira edição ocorreu em 1967, ganhará mais um capítulo além do Vinho Encanado, em junho. Ao lado da ExpoBento, maior feira multissetorial do país e também uma promoção do CIC-BG, a Fenavinho promoverá a Vila Típica no Parque de Eventos.
 

Entre os dias 9 e 19 de junho, vinícolas e estabelecimentos gastronômicos compartilham a enogastronomia de Bento Gonçalves em meio a uma programação artística regional que privilegia as origens italianas. A oportunidade é uma ótima opção para aliar cultura com entretenimento e turismo de compra, numa conjunção de fatores que oferece ao visitante mais de 450 marcas expositoras e de 120 atrações culturais, entre elas grandes shows nacionais, como é o caso dos pagodeiros românticos Raça Negra, no dia 11 de junho, e dos sertanejos Fernando & Sorocaba, no dia 15 de junho.
 

A experiência de juntar Fenavinho e ExpoBento já se mostrou acertada em 2000, quando ocorreu pela primeira vez, e em 2019. Agora, tem tudo, novamente, para repetir o sucesso. E enaltecer a festa e a feira, mais uma vez, como grandes marcas de Bento Gonçalves.

Programação

O quê: 17ª Fenavinho

Quando: dias 20, 21 e 22 de maio

Onde: Via del Vino, no centro de Bento Gonçalves

Quanto: acesso gratuito

 

Vinho Encanado

Vinho Miolo Tinto (Cabernet Sauvignon e Merlot),  dose de 150 ml: R$ 10,00

Vinho Miolo Branco (Chardonnay e Viogner), dose de 150 ml: R$ 10,00

Combo Taça + dose de vinho (branco ou tinto): R$ 15,00

Suco de uva integral Aurora (tinto, dose de 200ml): R$ 5,00

Taça oficial Fenavinho: R$ 10,00

Atrações

 

Dia 20 de maio

18h: Abertura

19h: Trebbiano

21h: Dirceu Pastori, acompanhado por Caroline Gobbato e pianista Paulo Johann

 

Dia 21 de maio

14h: Entrega de medalhas paraos campeões distritais dos Jogos Coloniais

15h: Jogos Coloniais – A grande final

17h: Paloma e Miqui

19h: Beto Malheiros e Família Gaúcha

21h: Badin, o Colono

 

Dia 22 de maio

15h: Apresentação teatral "Radicci e Genoveva"

17h: Desfile Fenavinho Cultural

19h: Orquestra de Teutônia    

21h: Rodrigo Soltton

sexta-feira, 13 de maio de 2022

O caldinho de feijão!

Rápida e fácil esta receita vai transformar o feijão de todos os dias.


Dizem que o feijão teria sido domesticado na Mesoamérica (sudeste dos Estados Unidos até o Panamá), há cerca de 7.000 a.C., e depois se espalhado pela América do Sul. Mas há achados arqueológicos de feijões domesticados na América do Sul, mais especificamente no Peru há cerca de 10.000 a.C. e só depois disso ter subido a América do Norte. Ao Brasil ele chegou no século XVI cultivado pelos índios que chamavam o feijão de “comanda” e o comiam com farinha. O certo é que por aqui virou um instituto gastronômico, fazendo a base da alimentação do brasileiro junto com o arroz! Confira abaixo a receita para preparar um delicioso caldinho de feijão.



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 conchas de feijão cozido
2 xicaras de água fervente
2 ovos cozidos esmagados
Salsinha picada
Pimenta líquida
1 cebola picada
1 dente de alho picado
Sal a gosto

 

Preparo:

Aquecer azeite numa frigideira e refogar o alho e a cebola. Numa panela juntar este refogado ao feijão cozido e colocar  a água fervente e deixar ferver. Temperar com a pimenta e levar a um liquidificador ou processador para bater. Corrigir o tempero, devolver para panela para aquecer e servir em pratos individuais com ovo cozido por cima e o temperinho verde!

 

Os benefícios do feijão para a saúde:

 

- Aumento do aporte de nutrientes importantes para uma boa saúde, como proteína, fibras, cálcio, ferro e zinco;

- Manutenção da saúde intestinal. As fibras presentes nos diferentes tipos de feijão contribuem tanto para a melhora do trânsito intestinal quanto da qualidade da microbiota;

- Aumento da saciedade. Como proporciona essa sensação sem aporte calórico elevado e picos glicêmicos, dependendo da forma como é preparado, pode beneficiar quem está em um programa de emagrecimento;

- Melhora do controle lipídico. Como se agregam às moléculas de gordura, como o próprio colesterol, as fibras contribuem para diminuir a sua absorção;

- Prevenção e controle de anemia, por ser fonte de ferro não-heme;

- Auxílio no fortalecimento do sistema imunológico, seja por ser uma fonte de zinco como também por melhorar a qualidade da microbiota intestinal e a absorção dos nutrientes presentes na alimentação;

- Forma um par perfeito com o arroz, por os dois alimentos são fontes de aminoácidos essenciais complementares: enquanto o cereal é fonte de metionina, que não está presente no feijão, a leguminosa contém lisina e leucina, por exemplo.

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Festiqueijo 2022 confirma horários e valores de ingressos

  

A novidade desta edição fica por conta da Área Vip, que terá serviço diferenciado e espaço para sentar e curtir a programação



A diretoria da 31ª edição do Festiqueijo, que vai acontecer de 1º a 31 de julho, sempre de sextas a domingos, em Carlos Barbosa, bateu o martelo para os horários e valores dos ingressos. Conforme o dia e a faixa etária os valores variam de R$ 80 a R$ 380. Depois de dois anos sem acontecer, o Festival volta com força total, trazendo inúmeras novidades, entre elas a Área Vip, uma espécie de mezanino onde será possível sentar e saborear a culinária típica do evento, além de assistir a programação.

De acordo com o presidente do Festiqueijo 2022, Cláudio Chies, a Área Vip foi pensada com a intenção de ampliar as opções para quem quer visitar o Festival. “Sem dúvida, o aconchego e a comodidade serão as características desse ambiente”, comenta. O projeto segue o exemplo de um mezanino com capacidade para cerca de 80 pessoas, que terá serviço diferenciado, assim como uma ambientação temática.

O horário de visitação às sextas-feiras será das 14h às 23h, crianças de 8 a 12 anos pagarão R$ 80,00 e a partir de 13 anos o valor será R$ 195,00. Aos sábados, a entrada será a partir das 11h e encerramento às 23h, crianças de 8 a 12 anos pagarão R$ 80,00 e a partir de 13 anos o valor será de R$ 195,00. Aos domingos, o horário será das 10h às 17h, crianças de 8 a 12 anos pagarão R$ 80,00 e a partir de 13 anos será cobrado R$ R$ 175,00. Para crianças menores de 8 anos a entrada será gratuita. Grupos a partir de 14 pagantes, inclusos em lista no DAER ou órgão similar, ganham um ingresso cortesia e também valor diferenciado com pagamento antecipado. O valor para a Área Vip será de R$ 380 por pessoa para qualquer dia de evento. Em breve serão divulgadas mais informações sobre a venda antecipada de ingresso.

Chies reforça que a exemplo das edições anteriores, o Festiqueijo 2022 garantirá aos visitantes seus melhores ingredientes da gastronomia regional, assim como vinhos, espumantes e demais bebidas para a retomada presencial do evento. “


Marcas já confirmadas:

Por falar em gastronomia e bebidas, o Festival reunirá queijarias, vinícolas e demais negócios que oferecerão aos visitantes a degustação de dezenas de variedades de produtos, entre eles queijos, vinhos, espumantes e sucos de uva, além de pratos típicos da culinária regional. Já estão confirmadas nove queijarias e nove vinícolas para participar a 31ª edição. São elas: Cooperativa Santa Clara, Casa do Queijo Laise, Granja Cichelero, Queijos Ferrari, Gran Mestri, Casa do Queijo Ipar, Lua do Queijo, RAR-Rasip, Queijiaria Somacal, Casa Garcia, Casa Valduga, Vinícola Garibaldi, Vinícola Aurora, Miolo Wine Group, Vinícola Pedrucci, Vinícola Don Nanetto, Vinícola Vaccaro, Amitié Espumantes e Vinhos Finos. Também participarão Bebidas Sarandi, Café Onze e Estação do Pão.

Durante cinco finais de semana, o Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa e redondezas receberão diversas atrações e experiências, aromas e sabores que estão intimamente ligados à cultura regional. Na programação, eventos paralelos estão sendo organizados para envolver ainda mais a comunidade, além de completar a experiência do turista. Em 2019, o público foi de quase 30 mil pessoas. Foram consumidos 12.600 kg de queijo, 33.600 garrafas de vinhos e espumantes e 4.948 kg entre polenta, espetinho, galeto e salsichão. A expectativa dos organizadores para este ano é que o Festival seja visitado por um público 20% superior ao da última edição.

SERVIÇO

O que? 31º Festiqueijo

Quando? De 1º a 31 de julho, somente de sexta a domingo

Local? Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa

Horários: Sextas-feiras: 14h às 23h; Sábados: 11h às 23h; Domingos: 10 às 17h

Ingressos: sextas-feiras e sábados, de 8 a 12 anos pagarão R$ 80,00 e a partir de 13 anos R$ 195,00; aos domingos, de 8 a 12 anos pagarão R$ 80,00 e a partir de 13 anos R$ R$ 175,00. Menores de 8 anos entrada gratuita. Área Vip R$ 380 por pessoa para qualquer dia de evento.