quinta-feira, 10 de março de 2022

O choripan!

 

Se você ainda não conhece saiba aqui tudo sobre esta delícia hermana!

Choripan é um acrônimo que vem do espanhol “chorizo” – um tipo de linguiça campeira – e “pan” que significa pão, ou seja em resumo pão com linguiça. Tem origem datada em meados do século XIX na região do Rio da Prata, nos arredores de Buenos Aires. Por lá, os “gauchos” argentinos iniciavam os seus “asados” com linguiça no pão, hábito que adentrou o século XXI e se espalhou pela América do Sul, no Brasil fortemente nos anos 2000 principalmente no RS e em SC devido a ocupação argentina no período de veraneio no litoral destes estados.  Tal combinação de linguiça com pão pode vir acompanhada de chimichurri ou salsa criolla (um vinagrete com tomate, cebola, alho e salsinha entre outros ingredientes). O choripan pode ter variações com diversos tipos de linguiças artesanais (bovina, ovina, suína ou mista) e molhos diferentes, mas segue a tradição de ser assado e, para consumi-lo, deve-se usar apenas as mãos. Os argentinos também saboreiam o choripan nos churrascos familiares, em bares, estádios de futebol, na rua e em restaurantes populares. Saiba como prepará-lo em sua casa na receita que segue abaixo!

 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 
4 pães franceses tipo “cacetinho”
4 gomos de linguiça suína
150g de queijo parmesão ralado
2 tomates italianos picados
1 cebola pequena picada
Salsinha e cebolinha picadinha
1 dente de alho picadinho
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de chimichurri hidratado
Sal e pimenta moída a gosto

 

Preparo:


Leve a linguiça a grelha para assar. Abra o pão pela metade sem cortar até o final e de uma rápida tostada na grelha também, apenas para ficar crocante. Faça o vinagrete juntando o tomate, a cebola, a salsinha e cebolinha, o alho, o vinagre de maçã, o azeite de oliva, sal e pimenta, misturando tudo numa tigela. Retire a linguiça do fogo, corte-a no sentido comprido e monte o choripan dispondo a linguiça dentro do pão, em seguida uma pincelada do chimichurri, salpique com queijo ralado e cubra com o vinagrete. Sirva em seguida!


Você sabia?

O chimichurri é um molho que nenhum hermano sabe com certeza de onde veio, nem mesmo de onde originou-se seu estranho nome, quase um desaforo quando soletrado. Os antigos argentinos contam que alguém do Reino Unido é que teria criado esse molho na Argentina, e o nome foi adaptado ao espanhol, para facilitar a pronúncia. Fala-se de um irlandês, Jimmy McCurry, que teria preparado o molho pela primeira vez e do seu nome surgiu o termo “chimichurri”. O chimichurri em sua essência é um molho frio que leva azeite de oliva e vinagre em seu preparo, além de diversos condimentos desidratados como pimentão, pimenta, adobo e orégano revelando-se no molho ideal para acompanhar os “asados”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário