quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Os aspargos com bacon!

 

Que tal uma receita na air fryer?

Sou fã confesso das panelas air fryer! Entendo muito práticas, rápidas e fáceis de usar. Nelas preparo de batata frita até rodízio de carnes. E a receita de hoje é justo preparada na air fryer: aspargos frescos enrolados em bacon e assados. Ideais para serem servidos como entrada em um almoço ou jantar.  O aspargo fica bem crocante e absorve o sabor defumado do bacon. Confira!

 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 
16 aspargos verdes frescos
16 fatias finas de bacon
Pimenta preta moída na hora
Azeite de oliva
Sal à gosto
 

Preparo:

 

Lave os aspargos e corte as pontas de baixo cerca de 3 cm, pois são bem duras. Tempere com sal e pimenta e enrole cada um firmemente com uma fatia de bacon e prenda com um palito. Você também pode juntar dois ou três aspargos e enrolar com mais de uma fatia este molho. Coloque os aspargos embrulhados em bacon na cesta da air fryer com algumas gotas de azeite de oliva extra virgem por cima, regule a temperatura em 200oC e deixe assar por cerca de 12 minutos. Tire-os da panela, saque fora o palito e sirva quente.

Alejandro Cardozo é o Enólogo do Ano 2021!

O uruguaio Alejandro Alberto Cardozo Rapetti, conhecido como o “mago das leveduras”, foi eleito Enólogo do Ano 2021 pelos enólogos que integram o quadro social da Associação Brasileira de Enologia (ABE). A homenagem foi prestada em jantar do Dia do Enólogo e dos 45 anos da entidade, realizado na sexta-feira, 22 de outubro. Dois dias antes ele esteve no encontro da Confraria do Sagu, aqui em Santa Cruz do Sul, como convidado numa degustação de Tannats. Alejandro Cardozo presta consultoria para mais de 20 vinícolas, além de bodegas no Uruguai, Chile e Argentina. Ele também já elaborou espumantes em Portugal. Especializado em Enologia tanto em Portugal quanto na Espanha, é colecionador de prêmios em Concursos e publicações especializadas. Sua atuação é reconhecida em diversos países e hoje é chamado por muitos de ‘o mago do espumante sul-americano’. Poliglota, viaja o mundo sempre movido pela paixão pelo vinho. Desde 2017, é sócio proprietário da EBV – Empresa Brasileira de Vinificações, onde elabora vinhos e espumantes para diversos projetos. Também é sócio da Estrelas do Brasil e atende marcas como Varaschin, Cantina das Neves, Cheti Produções, Sozo, Don Basílio e Guatambu e a Compañia de Espumosos Paa, no Uruguai.


“O Brasil deveria ter o espumante como foco e acho que se perdeu quando tentaram dar ao Merlot tal responsabilidade. Está mais que demostrado que é excelente o que aqui se faz em matéria de espumante, somos referência quando se fala neste vinho. Temos tudo para isso: regiões, métodos, cultivares e, sobretudo, não estamos engessados como outros países com um mesmo método ou somente algumas variedades. Aqui pode-se criar, imaginar!” Alejandro Cardozo, enólogo do ano 2021. 

*Foto: Jeferson Soldi

 


sábado, 23 de outubro de 2021

Fotografia no celular: Escola para Criadores oferece curso gratuito de fotos de comida

 

Com aulas às terças e quintas no canal do YouTube, Beabá do Conteúdo Culinário ensina o passo a passo de como criar imagens impactantes dos pratos e receitas para uso nas redes sociais



Comida em cima de mesa de madeira

A Escola para Criadores, primeira plataforma de educação e mentoria do país voltada à pequenos e médios empreendedores do setor gastronômico, inicia uma série de aulas gratuitas de fotografia e conteúdo culinário voltada para iniciantes. Com o uso exclusivo do celular, o Beabá do Conteúdo Culinário é apresentado pelo especialista e fundador da plataforma, Betto Auge (@bettoauge), que utiliza técnicas simples para ensinar os alunos a criar imagens impactantes das fotos de comida e gerar desejo no consumidor.




“Descomplicamos os conceitos da fotografia para que qualquer pessoa com um smartphone possa reproduzir as técnicas ensinadas no curso, independentemente do modelo ou tipo de aparelho”, explica Betto Auge. “O conteúdo é bastante inclusivo e foi pensado para empoderar pequenos empreendedores e iniciantes na área de criação de conteúdo gastronômico”, completa o especialista. As aulas do Beabá do Conteúdo Culinário acontecem às terças e quintas-feiras, com transmissão ao vivo a partir das 17h00. Para participar, acesse o site https://www.escolaparacriadores.com/beaba-do-conteudo-culinario.

Sobre a Escola para Criadores

Com mais de 1.500 alunos do Brasil e exterior, a Escola para Criadores é a primeira plataforma de educação e mentoria do país voltada à pequenos e médios empreendedores do setor gastronômico. Dividida em três pilares – fotografia culinária, food styling e estratégia digital -, a metodologia desenvolvida pelo criador de conteúdo culinário e fundador da plataforma, Betto Auge (@bettoauge) utiliza técnicas simples e conteúdo didático para ensinar os alunos a criar imagens impactantes das fotos de comida e gerar desejo no consumidor, alavancando as vendas do negócio. Para se tornar aluno e ter acesso a todo o conteúdo da plataforma, acesse o site https://www.escolaparacriadores.com/.

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

O XII Concurso do Espumante Brasileiro!

 

 

Com número recorde de amostras inscritas, uma das maiores e mais importantes avaliações de espumantes da América do Sul premiou 134 rótulos

 


E mais uma edição do Concurso do Espumante Brasileiro aconteceu e foi nessa nesta última semana em Garibaldi, a terra do espumante. Organizado pela Associação Brasileira de Enologia por lá podemos mais uma vez perceber a diversidade e qualidade do espumante que é produzido em terras tupiniquins, mundialmente reconhecidas. Durante dois dias 45 jurados entre eles enólogos, sommeliers e jornalistas especializados puderam descobrir um pouco mais sobre aquilo que é produzido em termos de espumante em vários estados e dezenas de vinícolas e rótulos. As avaliações são às cegas (não se saber qual o rótulo e nem o produtor) e seguem as regras da OIV – Organização Internacional do Vinho – e logo no primeiro dia já houve quatro Grande Ouro (acima de 92 pontos) - a premiação máxima do concurso. O concurso avaliou espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (Charmat e Tradicional) e espumantes de primeira fermentação (Moscatéis). Foram premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos (Foram 134 espumantes premiados – 8 Grande Medalha de Ouro e 126 Ouro, de 62 vinícolas). Ao total foram avaliados 424 espumantes de 93 vinícolas de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Ao final mais uma vez quem ganhou foi o consumidor afinal de contas já encontra nas gôndolas dos melhores supermercados e lojas de vinhos estes espumantes avaliados. Um brinde e viva o vinho brasileiro!

 

PRÊMIO DESTAQUE SABRE DE OURO

 


O 12º Concurso do Espumante Brasileiro seguiu o formato da edição anterior, prevendo uma distinção especial concedida a espumantes que se sobressaíram em suas categorias. O objetivo é exaltar ainda mais a produção nacional. O Sabre de Ouro foi entregue a seis espumantes, um em cada categoria. Para isso, ao final do concurso, foi realizada uma degustação de preferência entre os produtos que conquistaram Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar a preferência dos jurados.

 


“A qualidade dos nossos espumantes é inerente a nossa história de muito trabalho, estudo e tecnologia. Hoje, vendemos um conceito, uma história construída ao logo do tempo. É história engarrafada, o que nos orgulha, ainda mais com o reconhecimento técnico”. Enólogo André Gasperin, presidente da ABE 




Confira os principais rótulos premiados:

 

DESTAQUES SABRE DE OURO:

Categoria Espumante Branco Charmat

Salton Espumante Brut – Vinícola Salton (Bento Gonçalves – RS)

 

Categoria Espumante Branco Tradicional

Cave de Pedra Espumante Brut D.O. – Vinícola Cave de Pedra (Bento Gonçalves – RS)

 

Categoria Espumante Rosé Charmat

Salton Espumante Brut Rosé – Vinícola Salton (Bento Gonçalves – RS)

 

Categoria Espumante Rosé Tradicional

Casa Valduga Espumante Premium Brut Rosé – Casa Valduga (Bento Gonçalves – RS)

 

Espumante Moscatel

Casacorba Espumante Moscatel – Vinícola Casacorba (Nova Roma do Sul – RS)

 

Categoria Espumante Nature

Don Guerino Espumante Blanc de Blanc Nature – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz – RS)

 

GRANDE MEDALHA DE OURO:

 

Aracuri Collector Espumante Blanc de Noir Sur Lie Nature 2017 - Aracuri Vinhos Finos - Aliprandini e Meyer Vinhos (Vacaria – RS)

 

Casa Valduga 130 Espumante Brut Rosé – Casa Valduga Vinhos Finos (Bento Gonçalves – RS)

 

Casa Valduga Espumante Arte Brut Rosé – Casa Valduga Vinhos Finos (Bento Gonçalves – RS)

 

Oremus Espumante Moscatel Rosé – Fante Indústria de Bebidas (Flores da Cunha – RS)

Varanda Espumante Brut 2019 – Indústria Vinícola São Luiz (Garibaldi – RS)

 

Ponto Nero Cult Espumante Brut Rosé – Ponto Nero Indústria de Bebidas (Garibaldi – RS)

Casacorba Espumante Brut Rosé – Vinhos Casacorba (Nova Roma do Sul – RS)

 

Salton Gerações Azir Antonio Salton Espumante Nature – Vinícola Salton (Bento Gonçalves – RS)

 

O JÚRI

1.               Adalberto Bortolini

Degustador

2.               Alejandro Cardozo

Degustador

3.               Alexandra Aranovich

Degustador

4.               Andre Donatti

Degustador

5.               Andreia Debon

Degustador

6.               Artur Tremper Farias

Degustador

7.               Bruna Cristófoli

Presidente de Júri

8.               Carlos Abazúa

Degustador

9.               Carlos Zanus

Degustador

10.            Cedenir Fortunatti

Degustador

11.            Cláudia A. Stefenon

Degustador

12.            Daniel Dalla Valle

Degustador

13.            Dirceu Scottá

Degustador

14.            Edegar Scortegagna

Presidente de Júri

15.            Emerson Haas

Degustador

16.            Fábio Greghy

Degustador

17.            Flavio Zílio

Degustador

18.            Gilberto Pedrucci

Presidente de Júri

19.            Gilberto Simonaggio

Presidente de Júri

20.            Irineo Dall’Agnol

Degustador

21.            João Valduga

Degustador

22.            Jorge Cattani

Degustador

23.            Juciane Casagrande Doro

Degustador

24.            Júlio César Kunz

Degustador

25.            Leandro Santini

Degustador

26.            Luciana T. Marques

Degustador

27.            Luiz Milani

Degustador

28.            Magnos Basso

Degustador

29.            Maicol Zanella

Degustador

30.            Marcel Miwa

Degustador

31.            Marco A. Salton

Degustador

32.            Marcos Gabbardo

Presidente de Júri

33.            Marcos Vian

Degustador

34.            Maria Amélia Flores

Degustador

35.            Nara Caviquioli

Degustador

36.            Natália Cavagnoli

Degustador

37.            Nelson Rotta Randon

Degustador

38.            Ricardo Morari

Presidente de Júri

39.            Rodrigo Ferraz

Degustador

40.            Samuel Cervi

Degustador

41.            Séfora Kniphoff

Degustador

42.            Sérgio Chesini

Degustador

43.            Silvia Mascella Rosa

Degustador

44.            Vanderlei Gazzi

Degustador

45.            William Vaccaro

Degustador

 


* Emerson Haas foi um dos jurados a convite da Associação Brasileira de Enologia.

** Fotos: Jeferson Soldi  e Emerson Haas

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Santa Rita 3 Medallas Chardonnay 2018

 


Os vinhos elaborados pela uva Chardonnay se deram muito bem no Chile. Pela condição de geolocalização e clima influenciado pela proximidade com o Oceano Pacífico e pela Cordilheira dos Andes os rótulos desta casta mesmo sendo de linha de entrada ficam acima da expectativa. Um destes vinhos é o Santa Rita 3 Medallas Chardonnay 2018 elaborado pela gigante chilena Viña Santa Rita.  É um vinho de linda coloração amarelo palha com nuances esverdeadas, muito brilhante e límpido.

O nariz abre com a mineralidade e logo depois entrega aromas cítricos de abacaxi maduro, pêssego, maçã, mel e banana. Também baunilha e leve amanteigado envolvem a citricidade. Ótimo em boca, redondo, cômodo, equilibrado, fresco e com boa acidez com delicioso e persistente final.

Repousa cerca de 6 meses em barricas de carvalho americano e francês.

Faz bela companhia na harmonização com frutos do mar, carnes brancas, saladas estruturadas e queijos massa mole.

Possui 13% de graduação alcoólica e o ideal é degustá-lo na temperatura de 8 a 10oC.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!