quinta-feira, 1 de julho de 2021

O sanduíche tostado de panela!

 

Uma recordação de infância dá vida a este delicioso sanduíche tostado!


Na minha infância e adolescência acostumei-me a desde cedo ficar sozinho em casa, afinal meus pais trabalhavam fora e nos períodos da tarde o jeito era me virar já que a escola era cursada pelas manhãs e em algumas tardes na semana após as aulas de natação ou futebol na Escola Educar-se onde estudava a fome era grande e os lanches e vitaminas vinham a calhar. Preparava uma batida de banana com chocolate e na companhia o velho pão de penca com igual banana dentro ou então o sanduíche de panela, que consistia em levar um belo sanduíche bem recheado a uma frigideira untada com manteiga e pressionar este com uma tampa de panela imitando uma torradeira mas bem mais “raiz”. E é esta lembrança que retrato na receita de hoje, resgatando esta delícia caseira.

  



Ingredientes:
(para 2 pessoas)
 
4 fatias de pão multigrãos
100g de queijo tipo gruyère ralado
2 fatias de presunto em tiras
Folhas de agrião
2 colher de sopa de requeijão
 

Preparo:

 

Montar o sanduíche usando as fatias de pão espalhando o requeijão em cada uma. Rechear com o presunto, o agrião e o queijo ralado. Temperar com uma pitada de pimenta negra moída na hora. Cobrir  com a outra fatia e levar a frigideira ou chapa besuntada com um pouco de manteiga. Usar a tampa de uma panela para pressionar. Virar e repetir o processo até dourar ficando crocante. Retirar do fogo, fatiar e servir. Bom apetite!

 

Você sabia?

 

A definição clássica de sanduíche diz que ele é uma comida em que vão ingredientes entre dois pedaços de pão elaborada de forma rápida e prática! Fala-se que a sua origem remonta a John Montagu, 4° Conde de Sandwich (como é chamado o lanche em inglês), que viveu na Inglaterra durante o século XVIII. Tal conde era um aristocrata apaixonado por jogos de cartas e que não queria parar nem para ir jantar ou almoçar por isso solicitava que lhe trouxessem um pedaço de carne e queijo no meio de duas fatias de pão. O certo é que este lanche é fácil e deixa a imaginação livre para criar a combinação que o seu feitor quiser com diversidade tanto de pães quanto de recheios. O sanduíche assume muitas denominações diferentes, podendo ser chamado de sandocha, emparedado, sánguche, sangüiche, baguetes, panino, hambúrgueres ou mesmo cachorros-quentes todos considerados variantes do sanduíche original. A seguir a receita do sanduíche de maçã e presunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário