quinta-feira, 8 de julho de 2021

A paleta de cordeiro com cuscuz marroquino!


Com inspiração dalém mar a receita desta semana é uma delícia!

 

A carne de cordeiro para muitos é insubstituível à mesa seja num preparado ao forno, assada, num ragú ou qualquer outra forma. É leve, suculenta e de fino sabor. E a receita de hoje une ela ao cuscuz marroquino, uma iguaria de origem árabe. A seguir a paleta de cordeiro com cuscuz marroquino!

 


Paleta de cordeiro:

 

Ingredientes:

Uma paleta de cordeiro
Meia xícara (chá) de azeite de oliva
Um ramo de alecrim destalado
Três folhas de sálvia picadas
Duas colheres de sopa de vinagre balsâmico
Pimenta branca moída
Pitadas de cominho
Pitadas de gengibre em pó
Suco de um limão
Sal à gosto
Meia garrafa de vinho tinto seco de boa qualidade

 

Preparo:

Em um pote preparar o molho da marinada juntando todos os ingredientes menos o sal. Misturar bem. Com um pincel de cozinha passar a marinada em toda a paleta e acomodar em uma assadeira, deixando pegar gosto por cerca de seis horas. Salgar a paleta e juntar o vinho tinto sem derramar em cima da carne, cobrir com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus por 40 minutos. Retirar o papel alumínio e assar por mais 30 minutos. Sacar do forno, separar a carne e levar a assadeira para a boca do fogão em fogo alto, adicionar duas xícaras de água fervente, juntar sal e pimenta e deixar reduzir, mexendo com uma colher de pau para diluir a crosta que ficou no fundo da assadeira. Tirar do fogo, coar e adicionar uma colher de sopa de manteiga gelada, batendo bem para engrossar. Esta técnica se chama demiglace. Servi-lo por cima do cordeiro acompanhado do cuscuz.       

 

Cuscuz Marroquino:


Ingredientes:


150 g de cuscuz
Três colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada 
1 dente de alho picado
3 xícaras (chá) de caldo de frango
Uma cenoura picada em cubinhos  
Meia xícara (chá) de damasco seco picado
Meia xícara (chá) de tâmaras secas picadas
1 xícara (chá) de amêndoas
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de coentro fresco picado
50ml de leite de côco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
 

Preparo:

Fritar o alho e a cebola no azeite e adicionar os legumes e as frutas. Refogar até murcharem. Acrescentar o caldo de frango. Quando o caldo de frango estiver aquecido, desligar, adicionar o cuscuz e leite de coco e tampar a panela. Somar a salsa e o coentro e temperar com sal e pimenta-do-reino. Reaquecer e servir.

Esta receita rende 4 porções.

 

Você sabia?

O cuscuz é um prato popular salgado, feito com massa de farinha de milho cozida com legumes e ou frutas e umedecida com leite de coco, caldos, etc. O kuz-kuz ou alcuzcuz nasceu na África Setentrional e inicialmente era feito pelos mouros com arroz ou sorgo, se espalhando pelo mundo no século XVI, quando passou a ser preparado com milho americano.  No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses e acabou se popularizando. De entrada a prato principal, cuscuz sofre influências culturais e regionais sem perder o sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário