quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A vaca atolada!



Neste domingo se celebrará os 185 anos da Revolução Farroupilha e um prato típico daquela época é a receita desta semana!

Neste dia 20 de setembro comemora-se o aniversário de 185 anos da Revolução Farroupilha - o mais longo conflito armado deflagrado dentro do território brasileiro (durou de 1835 a 1845) – onde o general Bento Gonçalves comandou as tropas farroupilhas que “tomaram” Porto Alegre, capital da província do Rio Grande do Sul e onde em 1836 foi proclamada a República de Piratini (ou República Rio-Grandense) que separou o Rio Grande do Sul do resto do país. Naquela época diversas receitas surgiram, seja pelo exército farrapo, e que iam além do tradicional churrasco. Uma destas receitas é a chamada Vaca Atolada, um prato simples mas repleto de sabor, que utilizava e ainda utiliza ingredientes fáceis de serem encontrados, a carne de costela e o aipim. A costela não servia para fazer o charque e sobrava nos abates, sendo consumida principalmente no espeto ou na panela. Confira esta receita a seguir!



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de costela bovina com pouca gordura
1 kg de aipim descascado
1 cebola em cubos
4 tomates sem sementes em cubos
1 pimentão vermelho em cubos
2 dentes de alho picadinhos
1 maço de salsinha e cebolinha verde picados
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 folha de louro
Sal e pimenta à gosto

Preparo:

Em uma panela cozinhe o aipim e assim que estiver pronto, escorra, amasse levemente e reserve. Cortar a costela em pedaços, aquecer o óleo e fritar até dourar. Retirar e reservar. Nesta mesma panela refogar a cebola, o tomate, o pimentão e o alho. Juntar a costela, cobrir com água e pouco sal. Cozinhar por cerca de 1 hora ou até a carne da costela desgrudar do osso. Adicionar o aipim, temperar com sal, pimenta e o cheiro verde e deixar o molho engrossar. Servir bem quente.


Pensador:


“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”. Francisco Pinto da Fontoura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário