quinta-feira, 24 de maio de 2018

Retalhos de carne ao vinho tinto!



O frio chegou no Sul do Brasil! E com esta temperatura mais baixa, juntar carne e vinho na mesma receita é o caminho para a felicidade!

Os retalhos de carne são aquelas aparas que tiramos ao preparar um peça para servir a la carte. Estas rebarbas dão um excelente estrogonofe, picadinho, pode ser feito hambúrguer e também cozidos como este, que leva vinho tinto no seu preparo e tem inspiração na culinária francesa. O abuso ou afronta foi usar shoyu e mel dando uma cara asiática na receita ressaltando sua estrutura. E claro, seu aroma e sabor foi intensificado pelo bouquet garni! A seguir a receita dos Retalhos de carne ao vinho tinto!



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

800g de retalhos de carne sem gordura
10 mini cebolas
1 taça de vinho tinto seco
1 dente de alho
1 colher de sopa de farinha
50 g de manteiga
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de mel
1 pitada de vinagre de vinho ou maça
1 bouquet garni
Sal e pimenta do reino moída na hora

Preparo:

Tempere os retalhos de carne com sal e pimenta. Aqueça metade da manteiga e o azeite de oliva em uma panela e deixe dourar por cerca de 10 minutos. Polvilhe com a farinha e mexa.  Adicione o vinho, o molho de soja, o alho picadinho, o bouquet garni, o mel e o vinagre. Corrija o sal e a pimenta. Deixe ferver por 10 minutos, cubra a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de uma hora. Salteie as cebolas em uma frigideira no restante da manteiga e junte ao cozido de carne e vinho deixando cozinhar por mais 20 minutos. Sirva acompanhado de purê de batatas.

Você sabia?

Bouquet garni expressão em francês significa “buquê guarnecido” e é um aparado de ervas frescas que se harmonizam amarradas em maço com um barbante e que é levado a panela em cozidos, caldos e assados. Esta técnica francesa surgida no século XVII dá sabor ao preparo e pode ser facilmente sacada quando não mais for necessária. Pode seu utilizado louro, tomilho, sálvia, manjericão, alecrim, rosmarinho, salsinha, enfim, uma leva grande de temperos, sempre frescos. Tal técnica é usada quando não se deseja temperos picados ou macerados no prato, mas apenas um perfume de aroma e sabor gradual de acordo com o tempo de cozimento. Não há segredo para amarrar um buquê garni, basta pegar um pedaço de barbante ou outro fio de e amarrar bem apertadinho juntados as ervas.

Você encontra cortes de carne bovina e de cordeiro além de complementos para o churrasco, como acessórios, queijos, frios, molhos, belisques e bebidas- cervejas e vinhos – além de cestas para presentes na Sorro Carniceira, na Rua Marechal Deodoro 05, fone (51)3902-0630 em Santa Cruz do Sul, e o horário de funcionamento é de terça a sexta das 10:30 às 13:00 e das 16:00 às 21:00, sábados das 09:00 às 13:00 e das 15:00 às 21:00, domingos e feriados das 09:00 às 13:00.




Nenhum comentário:

Postar um comentário