sábado, 28 de outubro de 2017

Carlos Abarzúa - leia-se Vinícola Geisse - é o Enólogo do Ano 2017


Justo e merecido! Eleito pelos colegas de profissão, enólogo da Vinícola Geisse recebe distinção outorgada pela Associação Brasileira de Enologia em evento que reuniu mais de 150 profissionais.


O título de Enólogo do Ano 2017 saiu para um especialista em espumantes. Carlos Abarzúa, enólogo da Vinícola Geisse há mais de 30 anos, nasceu no Chile, mas veio para o Brasil na década de 1980. Ele recebeu o reconhecimento dos colegas de profissão e da Associação Brasileira de Enologia (ABE), que outorga o prêmio desde 2004, em evento que reuniu mais de 150 enólogos na noite desta sexta-feira, 27, no Salão de Eventos Malbec, no Dall’Onder Grande Hotel. O jantar de confraternização foi alusivo ao Dia do Enólogo e aos 41 anos da entidade, comemorados em 22 de outubro.

Conhecido carinhosamente como Carlitos pelos amigos e colegas, Abarzúa é um apaixonado pela incessante busca pela excelência na qualidade de seus espumantes. Sob seu guarda-chuvas estão os espumantes Cave Geisse, que ocupam o posto de estar entre os mais premiados do Brasil. Por ocasião de uma das visitas feitas a vinícola o próprio Carlos na apresentação ressaltou da importância do terroir da Serra Gaúcha e sua vocação no core business em espumantes.     
  

Abarzúa foi eleito pelos colegas de profissão que integram o quadro social da entidade. Ele é o 14º enólogo a conquistar a distinção conferida pela ABE, com o objetivo de enaltecer o profissional que, durante sua trajetória, soube conduzir seu trabalho, não só qualificando o vinho, mas aportando ao mundo do vinho algo a mais. Os 98 enólogos que votaram indicaram 40 nomes, mas foi o de Carlos Abarzúa que somou o maior número de indicações.

Como prêmio, o Enólogo do Ano 2017 ganhará uma viagem técnica com a finalidade de visitar uma feira do setor vitivinícola. O chileno veio para o Brasil na década de 1980 e atua há mais de 30 anos na Geisse. Com formação pelo Inacap de Santiago do Chile, já participou de mais de 20 congressos e seminários no Brasil e no exterior. Também é degustador em concursos internacionais no mundo inteiro, tendo participado em eventos no Brasil, Bulgária, Espanha, Eslovênia, Estados Unidos, Itália e Panamá.


Realizou diversos cursos de especialização na Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal. O especialista em espumantes, foi presidente da ABE no biênio 2008-2009. “Carlos Abarzúa é um dos enólogos que conquistou posição de liderança no setor e merece nosso reconhecimento. A escolha expressa a vontade dos associados e nos deixa orgulhoso em saber que o Brasil pode contar com o profissionalismo de enólogos como o Abarzúa”, destaca o presidente da ABE, Edegar Scortegagna.

ENÓLOGOS HOMENAGEADOS

Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo
Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini
Enólogo do Ano 2009 - Nauro José Morbini
Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat
Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle
Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá
Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin
Enólogo do Ano 2014 -  Delto Garibaldi
Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi
Enólogo do Ano 2016 – Flávio Zílio
Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abarzúa

*Fotos: Jeferson Soldi


quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Traições - a Rabada da Jô!



O Arturzinho era um daqueles caras ansiosos, quase sem nenhuma paz de espírito, sempre com a cabeça em vários projetos ao mesmo tempo mas sem nunca concluir nenhum. Distração era a palavra que definia bem o seu perfil. Casada com ele há alguns anos estava a Morgana, moça vinda do interior, de hábitos simples e de extrema atenção e cuidados para com ele. Dona de uma mão habilidosa preparava receitas fantásticas aprendidas com a sua mãe que aprendeu com a sua avó que aprendeu com a sua mãe... E o Tutu - como era chamado o Arturzinho pelo cunhado que ele odiava - muito chegado a um bom prato que era, acabava se deliciando e exigindo ao máximo os preparos que sua mulher dispendia na lida de forno e fogão. Mas o nosso figurante também possuía uma alma libertina e inquisidora e, seguidamente, caía em devaneios gastronômicos com outras cozinheiras. Sim, um de seus prazeres era correr de cozinha em cozinha buscando novos pratos e novas delícias ao seu abissal desejo de provar novas “comidas”. E mesmo com toda esta sua injuriosa atitude ele mantinha um código de ética para consigo mesmo e carregava alguns princípios: toda vez que saia para beliscar em uma mesa alheia ele tirava a sua aliança de casamento e a guardava, pois assim sentia-se livre e solto, sem as amarras da fidelidade culinária acorrentada aos seus pés. E quando a aliança saia de seu dedo ninguém mais o segurava e os temperos das outras mulheres era apenas o começo de suas aventuranças. Pois foi numa destas vezes que o trágico se insurgiu: ao ir jantar a rabada preparada por Jô - uma mulata de metro e oitenta, escultural e magistralmente bem servida de coxa, cintura, seios e bumbum e dona de uma mexida de panela desaforadamente ousada – retirou a aliança e mergulhou nas curvas do rabo servido, sugando cada parte e arrancando sorrisos de prazer de sua preparadora. Lambuzado de tanto comer, lá pela madrugada enveredou-se para casa, mas ao defrontar-se com a sua porta, lembrou que havia esquecido a aliança. Sem muito pensar pôs-se a matutar onde poderia ter deixado o círculo de seu matrimônio, nem mesmo o auxílio de Jô foi suficiente para, infelizmente, ele atestar que havia perdido por definitivo a mesma. E assim sendo o Tutu nunca mais voltou para sua esposa Morgana e, consequentemente, para os pratos que ela preparava, pois este tipo de traição os seus princípios não admitiam!  

Receita da Rabada da Jô:
(para 6 Arturzinhos)


Ingredientes:

- Um rabo de vaca
- Suco de um limão
- 500g de linguiça de suíno
- 150g de bacon picadinho
- Meia taça de vinho tinto seco
- Dois dentes de alho bem picados
- Duas folhas de louro
- Um pimentão vermelho em rodelas
- Três cebolas em rodelas
- Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:


Esfregar o suco de limão em todo o rabo e em seguida lavar bem para tirar o excesso. Em uma panela preferencialmente de pressão, colocar ao fundo metade do pimentão e da cebola. Juntar o rabo e as linguiças, o bacon, o sal, a pimenta, as folhas de louro, o alho, o vinho tinto e o restante da cebola e do pimentão. Tampar a panela e assim que começar a pegar pressão, deixar por cerca de 40 minutos. Corrigir os temperos e servir com polenta mole e agrião.

O X Concurso do Espumante Brasileiro!



Maior edição da história reafirma qualidade da produção nacional e de forma inédita, 100% dos espumantes premiados receberam Medalha de Ouro!



Considerado a principal janela para o mundo dos espumantes brasileiros, o X Concurso do Espumante Brasileiro reuniu um júri formado por 53 profissionais entre enólogos, sommeliers e jornalistas especializados. As degustações aconteceram nos dias 18 e 19 de outubro, na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC), integrando a programação da Fenachamp 2017. A divulgação dos resultados e entrega das medalhas ocorreu em coquetel realizado na noite do dia 20 de outubro no CTG Sentinela da Serra, no Parque da Fenachamp, em Garibaldi (RS).  Os jurados foram divididos em 6 mesas cada qual com 6 integrantes sendo um deles o presidente de mesa que não votava. Em dois dias de avaliação foram degustados 308 amostras sendo cerca de 50 espumantes por mesa e pessoa no total - às cegas e de acordo com as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE) - o que não deixa de ser um significativo número. Cada jurado pontuava eletronicamente suas impressões atribuindo as notas em cima do visual, olfato, paladar e apreciação global. As notas dos 5 jurados eram somadas e delas fazia-se uma média que atribuía ao espumante medalhas – ou não – de acordo com a pontuação recebida sendo que entre 88 e 91 pontos correspondia a Medalha de Ouro. E tamanho é o compromisso e a responsabilidade dos avaliadores sendo que tal pontuação pode afetar o consumo e consequentemente o mercado, afinal as vinícolas utilizam em seus espumantes premiados e na sua comunicação tal conquista e o consumidor lê tal informação como um diferencial de qualidade.
    


Neste ano 97 espumantes premiados obtiveram 97 Medalhas de Ouro respeitando o limite de 30% dos inscritos. Foram premiadas as categorias: Espumante Brut elaborado pelo método charmat; Espumante Brut elaborado pelo método tradicional; Espumante Brut Rosé; Espumante Nature e Extra-Brut; Espumante Moscatel e Espumante Demi-sec.  O alto padrão dos espumantes brasileiros mais uma vez foi revelado na principal degustação às cegas do produto no país. O X Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), é o maior da história com 308 amostras de 80 vinícolas de sete estados brasileiros: Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. “Depois de 10 anos com um crescimento quase exponencial em número de amostras, atingimos um recorde, superamos as 300 amostras, o que demonstra a importância do espumante para o Brasil e nos coloca com responsabilidade para produzirmos sempre com mais qualidade, safra após safra”, destaca o presidente da ABE, Edegar Scortegagna.


PRÊMIO DESTAQUE CLEBER ANDRADE

O 10º Concurso do Espumante Brasileiro seguiu o formato da edição anterior, prevendo uma distinção especial concedida a espumantes que se sobressaírem em suas categorias. Este ano, o prêmio carrega o nome de Cleber Andrade, uma homenagem que a ABE presta ao ex-presidente e um dos enólogos mais marcantes que o Brasil já teve. O Destaque Cleber Andrade foi entregue a seis espumantes, um em cada categoria. Para isso, ao final do concurso, foi realizada uma degustação de preferência entre os produtos que conquistaram Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar a preferência dos jurados.


DESTAQUES CLEBER ANDRADE:

Categoria Espumante Brut elaborado pelo método charmat: Ponto Nero Espumante Brut – Domno do Brasil Indústria e Comércio de Bebidas
Categoria Espumante Brut elaborado pelo método tradicional: Monte Paschoal Dedicato Espumante Champenoise Brut - Basso Vinhos e Espumantes
Categoria Espumante Brut Rosé: Cave Amadeu Espumante Brut Rosé – Vinícola Geisse
Categoria Espumante Nature e Extra-Brut: Don Guerino Cuvée Espumante Extra Brut – Don Guerino Vinhos Finos
Categoria Espumante Moscatel: Monte Paschoal Dedicato Espumante Moscatel Rosé - Basso Vinhos e Espumantes
Categoria Espumante Demi-Sec: Conde de Foucauld Espumante Demi-Sec Branco - Cooperativa Vinícola Aurora

Este editor foi um dos jurados convidados pela ABE



RELAÇÃO COMPLETA DOS PREMIADOS:

Empresa
Marca Comercial
Safra
Processo
Medalha
Abreu Garcia Agronegócios e Empreendimentos
Abreu Garcia Espumante Brut Rosé
2016
Tradicional
Ouro
Abreu Garcia Agronegócios e Empreendimentos
Geo Abreu Garcia  Espumante Brut
2015
Tradicional
Ouro
Basso Vinhos e Espumantes
Monte Paschoal Dedicato Espumante Champenoise Brut
2012
Tradicional
Ouro/Destaque
Basso Vinhos e Espumantes
Monte Paschoal Espumante Moscatel Rosé
Moscatel
Ouro/Destaque
Basso Vinhos e Espumantes
Monte Paschoal Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Batalha Comercial de Vinhos
Batalha Espumante Brut
Tradicional
Ouro
Calza Júnior Ind. e Com. de Vinhos
Calza Espumante Nature
Tradicional
Ouro
Casa Geraldo Indústria Vitivinícola
Casa Geraldo Espumante Champenoise Memórias Brut
Tradicional
Ouro
Casa Geraldo Indústria Vitivinícola
Casa Geraldo Espumante Brut
Charmat
Ouro
Casa Perini
Casa Perini Método Tradicional Espumante Brut
Tradicional
Ouro
Casa Perini
Casa Perini Nature
Tradicional
Ouro
Casa Perini
Casa Perini Espumante Brut
Charmat
Ouro
Casa Perini
Casa Perini Espumante Brut Rosé
Charmat
Ouro
Casa Valduga Vinhos Finos
Casa Valduga RSV Espumante Brut 25 meses
2015
Tradicional
Ouro
Casa Valduga Vinhos Finos
Casa Valduga Espumante 130 Brut
Tradicional
Ouro
Casa Valduga Vinhos Finos
Casa Valduga Arte Espumante Brut Rosé
2015
Tradicional
Ouro
Casa Venturini Vinhos e Espumantes
Vivere Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Cave Antiga Vitivinícola
Cave Antiga Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Chandon do Brasil
Chandon Riche Demi-Sec
Charmat
Ouro
Chandon do Brasil
Chandon Passion
Charmat
Ouro
Cia Piagentini de Bebidas e Alimentos
Decima Clássico Espumante Chardonnay Viognier
2012
Tradicional
Ouro
Cooperativa Vinícola Aurora
Conde de Foucauld Espumante Demi-Sec Branco
Charmat
Ouro/Destaque
Cooperativa Vinícola Aurora
Saint Germain Espumante Demi-Sec Branco
Charmat
Ouro
Cooperativa Vinícola Aurora
Aurora Chardonnay Procedências Brut Branco
Charmat
Ouro
Cooperativa Vinícola Aurora
Conde de Foucauld Espumante Brut  Branco
Charmat
Ouro
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Garibaldi Espumante Pinot Noir Rosé
Charmat
Ouro
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Garibaldi Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Cooperativa Vinícola São João
San Diego Espumante Brut
Charmat
Ouro
Cooperativa Vinícola São João
Castellamare Espumante Tradicional Brut
Tradicional
Ouro
Courmayeur do Brasil Vinhos
Courmayeur Espumante Demi-Sec
Charmat
Ouro
Courmayeur do Brasil Vinhos
Courmayeur Espumante Prosecco Brut
Charmat
Ouro
Courmayeur do Brasil Vinhos
Tevere Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Crs Brands Indústria e Comércio
Georges Aubert Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Crs Brands Indústria e Comércio
Massimiliano Espumante Brut
Tradicional
Ouro
Dal Pizzol Vinhos Únicos
Dal Pizzol Traditionelle Espumante Brut
Tradicional
Ouro
Domno do Brasil Ind e Com de Bebidas
Ponto Nero Espumante Brut
Charmat
Ouro/Destaque
Don Bonifácio Vinhos Finos
Quinta Don Bonifácio Espumante Brut Rosé
Charmat
Ouro
Don Guerino Vinhos Finos
Don Guerino Cuvée Espumante Extra Brut
Charmat
Ouro/Destaque
Don Guerino Vinhos Finos
Don Guerino Lumen Espumante Brut Rosé
Charmat
Ouro
Don Guerino Vinhos Finos
Don Guerino Malbec Espumante Brut Rosé
Charmat
Ouro
Dunamis Vinhos e Vinhedos
Dunamis Espumante Brut
2012
Tradicional
Ouro
Dunamis Vinhos e Vinhedos
Dunamis Ar Espumante Moscatel
2017
Moscatel
Ouro
Estabelecimento Vinícola  Armando Peterlongo
Elegance Espumante Brut
Tradicional
Ouro
Estabelecimento Vinícola  Armando Peterlongo
Presence Espumante Demi-Sec
Charmat
Ouro
Estabelecimento Vinícola  Armando Peterlongo
Privilege Espumante Brut
Tradicional
Ouro
Estabelecimento Vinícola  Armando Peterlongo
Prosecco Espumante Brut
Charmat
Ouro
Estabelecimento Vinícola Valmarino
Valmarino Espumante Moscatel
2017
Moscatel
Ouro
Estabelecimento Vinícola Valmarino
Valmarino Espumante Brut  Champenoise Magnun
2013
Tradicional
Ouro
Guatambu Estância do Vinho
Guatambu Espumante Extra Brut
2016
Tradicional
Ouro
Indústria Vinícola São Luiz
Dom Naneto Espumante Moscatel Rosé
Moscatel
Ouro
Maison Forestier Vinhos e Espumantes
Forestier Espumante Blanc de Blancs Brut
Tradicional
Ouro
Maison Forestier Vinhos e Espumantes
Forestier Espumante Nature
Tradicional
Ouro
Maison Forestier Vinhos e Espumantes
Gran Legado Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Maison Forestier Vinhos e Espumantes
Gran Legado Espumante Charmat Brut Rosé
Charmat
Ouro
Miolo Wine Group Vitivinicultura
Miolo Cuvée Tradition Demi-Sec
2015
Tradicional
Ouro
Miolo Wine Group Vitivinicultura
Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé
2015
Tradicional
Ouro
Miolo Wine Group Vitivinicultura
Miolo Cuvée Tradition Brut
2015
Tradicional
Ouro
Pizzato Vinhas e Vinhos
Pizzato Espumante Brut Branco
2015
Tradicional
Ouro
Pizzato Vinhas e Vinhos
Pizzato Espumante Brut Rosé
2016
Tradicional
Ouro
Rigo Agropecuária
Dom Pedrito Espumante Brut
Charmat
Ouro
Sociedade de Bebidas Panizzon
Panizzon Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Sociedade de Bebidas Serrana
Casa do Imperador Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Terrasul Vinhos Finos
Terrasul Espumante Brut Rosé
Charmat
Ouro
Vinhos Beija Flor
De Mari Espumante Brut
Charmat
Ouro
Vinhos Monte Reale
Sospirolo Espumante Prosecco Nature
Tradicional
Ouro
Vinícola  San Michele
San Michele Espumante Brut
2015
Tradicional
Ouro
Vinícola Araucária
Poty Lazzarotto Espumante Brut
Tradicional
Ouro
Vinícola Araucária
Poty Lazzarotto Espumante Nature
Tradicional
Ouro
Vinícola Belmonte
Bel Mont Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Vinícola Campestre
Zanotto Espumante Brut
Charmat
Ouro
Vinícola Cappelletti
Cappelletti Espumante Brut Rosé
Charmat
Ouro
Vinícola Cappelletti
Cappelletti Espumante Moscatel Rosé
Moscatel
Ouro
Vinícola Cappelletti
Cappelletti Espumante Brut
Charmat
Ouro
Vinícola Casa Marques Pereira
Casa Marques Pereira Espumante Extra Brut Champenoise
Tradicional
Ouro
Vinícola Cave de Pedra
Cave de Pedra Winery Espumante Brut Tradicional
Tradicional
Ouro
Vinícola Cave de Pedra
Cave de Pedra Winery Espumante Brut D.O.
Tradicional
Ouro
Vinícola Dom Herminio
Pasini Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Vinícola Fazenda Santa Rita
Villa Açoriana Espumante Nature Branco
Tradicional
Ouro
Vinícola Franco Italiano
Cuvve FI Excellence Reserve Extra Brut
Tradicional
Ouro
Vinícola Franco Italiano
Franco Italiano Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Vinícola Galvão Bueno
Bueno Cuvée Prestige Brut D.O.
Tradicional
Ouro
Vinícola Geisse
Cave Amadeu Espumante Brut Rosé
Tradicional
Ouro/Destaque
Vinícola Geisse
Cave Geisse Espumante Blanc de Blanc Brut
2014
Tradicional
Ouro
Vinícola Geisse
Cave Geisse Espumante Nature
2015
Tradicional
Ouro
Vinícola Geisse
Victoria Geisse Espumante Extra Brut  Vintage
2016
Tradicional
Ouro
Vinícola Geisse
Victoria Geisse Espumante Extra Brut Vintage Reserva
2015
Tradicional
Ouro
Vinícola Geisse
Victoria Geisse Espumante Extra Brut Vintage Gran Reserva
2014
Tradicional
Ouro
Vinícola Geisse
Cave Geisse Espumante Blanc de Noir Brut
2014
Tradicional
Ouro
Vinícola Panceri
Panceri Espumante Demi-Sec Rosé
Charmat
Ouro
Vinícola Pedrucci
Casa Pedrucci Espumante Millèsime Brut
2012
Tradicional
Ouro
Vinícola Salton
Séries By Salton Espumante Brut Rosé
Charmat
Ouro
Vinícola Salton
Salton Espumante Demi-Sec
Charmat
Ouro
Vinícola Salvador
Salvattore Espumante Moscatel
Moscatel
Ouro
Vinícola Salvador
Salvattore Espumante Brut Branco
Charmat
Ouro
Vinícola Zanella
Villa de Vinhas Espumante Brut
Tradicional
Ouro
Vitivinicola Santa Maria
Rio Sol Espumante Brut Branco Premium
Charmat
Ouro
Vitivinicola Santa Maria
Rio Sol Grand Prestige Espumante Brut Branco
Charmat
Ouro


* Fotos: Jeferson Soldi  e Emerson Haas