quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

2017


O ano findou e um novo começa! Que tudo melhore – inclusive na cozinha


Que 2017:

- tenha menos quebra no degelo de frutos do mar;

- e que possamos compra-los mesmo com estes aumentos de preços;

- seja um ano de pratos e taças mais cheias;

- desafie nossa criatividade para novas criações;

- estimule os empreendedores a novos restaurantes e bares;

- ocupe as taças com mais vinhos nacionais;

- aumente nosso olfato e paladar;

- traga para a mesa insumos sem agrotóxicos;

- filtre os programas de culinária na TV;

- traga-nos farinha de trigo sem glúten;

- deixe as carnes mais macias e as facas com menos fio;

- os food-trucks sejam efetivamente restaurantes móveis e não móveis restaurantes;


- melhore o âmbito político, econômico, gastronômico ou qualquer outro “ico”;

- seja menos gorduroso e mais orgânicos e saudáveis;

- os alimentos sejam preparados mais por seres vivos e menos por máquinas;

- diminua a falta de alimentos no mundo;

- resgate a família ao entorno da mesa;

- bloqueie o 3G e wifi nos restaurantes;

- seja de menos Coca-Cola e mais água pura;

- parem de oferecer filé-mignon e entregar contra-filé;

- tenhamos menos impostos;

- julgue menos e compreenda mais;


- nos brinde com muita saúde e mesas fartas!


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Rivarose Brut Rosé - para brindar o ano novo!

E na véspera do dia mundial do espumante não poderíamos deixar de falar dele, o próprio, um francês de Méditerranée na França, o Rivarose Brut Rosé, elaborado com um corte de Syrah e Grenache. 

Com fundação datada em 1909, a Rivarose é a mais antiga vinícola produtora de espumantes da região da Provence com vinhas plantadas ao sul do Rhône.

Este espumante apresenta um perlage fino e constante e coloração rosé cobre puxando a salmão. Aromas francos de morango, lichia, cassis, cereja, framboesa, pêssegos, algumas frutas brancas e rosas. Boca fresca e acidez média-baixa, frutada e com adocicado ao final.  Muito leve e fácil de beber.

Graduação alcoólica de 12% e o ideal é ser degustada na temperatura entre 6 a 8°C

Harmoniza com canapés, pratos à base de frutos do mar – salmão, mariscos, mexilhões, camarões - e várias saladas. 

Você encontra o espumante Rivarose na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!      

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Prosit! - Fuller's Honey Dew: cerveja de verão



Tratando-se de cervejas feitas para o verão, essa orgânica produzida pela cervejaria Fuller’s é imbatível quando se trata de equilíbrio entre corpo e refrescância, conseguindo unir estas duas características com um resultado final saboroso.

Elaborada com adição de mel orgânico e com o lúpulo inglês First Gold, tem leve aroma floral, no gosto o cítrico característico do lúpulo equilibra o doce do mel, sem o deixar predominar, ficando em segundo plano, extremamente refrescante! 

Vai muito bem com saladas, frutos do mar ou tapioca de queijo coalho e tomate seco. 


Possui 5% de graduação alcóolica.


Prosit!

E lembre-se: se beber, não dirija!


*artigo de Matheus Muller

Você encontra esta e dezenas de rótulos de cervejas especiais além de cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!

ABE brinda o desempenho dos vinhos nacionais em 2016


Produtos brasileiros somam 338 premiações em mais de 20 concursos internacionais realizados neste ano


No que se refere à promoção do vinho brasileiro, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) encerra 2016 erguendo 338 brindes em comemoração às premiações recebidas por produtos nacionais no decorrer do ano. Foram 168 medalhas de Ouro, 115 de Prata e 22 de Bronze – além de 33 diplomas com variados reconhecimentos – oriundos de mais de 20 concursos internacionais. Desde 1995, quando a entidade começou o trabalho de centralização e envio de amostras aos concursos, 3.371 vinhos e espumantes levaram o nome e os terroirs do Brasil a países de diversos continentes, destacando o potencial da produção nacional.

De acordo com o presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, a atividade de promoção do vinho brasileiro envolve trabalho e dedicação intensos. “Auxiliamos as vinícolas a participarem dos concursos e apostamos na constante qualificação dos enólogos, sempre em busca de aperfeiçoamentos para o setor vitícola. O resultado desse empenho se reflete no número de premiações, mostrando que estamos no caminho certo”, comemora.

Além de amostras, o Brasil também marca presença em importantes concursos internacionais com a participação de enólogos como degustadores, o que para Perin também simboliza uma conquista. “A presença de especialistas brasileiros em concursos internacionais demonstra que não só a qualidade da nossa produção tem potencial como temos profissionais capacitados e reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem junto ao mundo dos vinhos”, comenta o presidente da ABE.

Os concursos Vinalies Internationales e Effervescents du Monde, ambos da França, e o concurso International Wine Challenge, de Londres, são alguns dos grandes eventos nos quais os produtos brasileiros brilharam entre os destaques. Mas um dos eventos mais importantes foi o 8º Brazil Wine Challenge, realizado pela ABE e pela revista Adega, que concedeu 114 medalhas a vinhos e espumantes nacionais.


E as perspectivas da ABE para 2017 continuam com foco na capacitação do enólogo e na promoção do vinho brasileiro. “Uma nova diretoria vai assumir a associação, liderada pelo enólogo Edegar Scortegagna, que pretende dar continuidade ao que a entidade já fez e deu certo, bem como conceder um olhar diferenciado e atento para as ações que nos dispusermos a promover”, finaliza Perin.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Feliz Natal!

A todos os leitores e simpartizantes, um Feliz Natal e ótimas festas! 


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

O bacalhau com tomates frescos!


Bacalhau fica bom de qualquer jeito, com tomates frescos e muito oliva então... Hummmmmm!!!!

Falar em bacalhau nas festividades é quase uma redundância, afinal este peixe dalém mar é um dos insumos preferidos na preparação de pratos e receitas de Natal e Ano Novo. O preparo abaixo pode ser feito tanto numa quanto noutra data. Tomates e peixes formam um casamento imbatível. A acidez do tomate dá vida aos peixes brancos como o bacalhau e o linguado corta parte da gordura dos peixes mais oleosos, como a garoupa e a cavala. Confira e delicie-se! Um ótimo Natal com pratos taças cheias e com muita saúde para degustá-los!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de bacalhau em postas finas ou em filés já sem pele e dessalgado
Meia xícara de azeite de oliva extra virgem
4 grandes tomates italianos frescos, cortados em pedaços, sem sementes
Uma colher de chá de orégano desidratado
Um dente de alho com casca
Gotas de pimenta Tabasco
Pimenta preta a gosto

Preparo:

Com cuidado remova todas as espinhas que as postas ou os filés podem conter. Aqueça o azeite em fogo médio numa frigideira por cerca de 2 minutos. Adicione o dente de alho inteiro e os pedaços de bacalhau para cozinhar lentamente por cerca de 2 a 3 minutos sem virar apenas observar quando a parte inferior do peixe ficar opaco inclinar a panela e, usando uma colher grande, jogar o óleo quente por cima dos pedaços o que levará mais uns 2 ou 3 minutos. Repita até ficarem dourados. Adicione os pedaços de tomate, o orégano e algumas gotas de Tabasco. Misture o tomate mexendo a frigideira seguidamente para ir se acomodando e cozinhado por cerca de 2 minutos. Desligue o fogo. Retire os pedaços de bacalhau, coloque no centro de uma travessa e tempere os tomates na panela adicionando um toque de pimenta preta a gosto. Dispor estes tomates cozidos no entorno da travessa em volta do peixe. Servir acompanhado de batatas ao vapor ou torradinhas.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Mannara Pinot Grigio 2015 - siciliano de corpo e alma!


Uma das uvas brancas mais curiosas sem dúvida é a Pinot Grigio ou Pinot Gris. Trata-se da mesma uva o primeiro nome usado na Itália e o segundo na França e que dão origem a vinhos semelhantes mas diferentes, afinal o estilo italiano entrega um vinho mais seco e mineral, de aromas sutis e o francês sugere um vinho mais frutado, mais encorpado até porque a uva é colhida tardiamente. A casca é bem mais escura do que as demais uvas brancas, por isso o nome “grigio” em italiano ou “gris” em francês que significa cinza. Tal uva é considerada parente da Pinot Noir (preta) e da Pinot Blanc (branca).

O Mannara Pinot Grigio 2015 é um bom representante desta casta, oriundo da região de solo calcário e quente de Santa Ninfa, na Sícilia, Itália e produzido pela vinícola Barone Montalto. Possui coloração amarelo palha com nuances esverdeadas. Traz aromas de pêssego, limão, melão, maçã verde e abacaxi e toque herbáceo lembrando tomilho e erva-cidreira além da mineralidade.  Boca fresca e seca de média persistência, igualmente cítrica, mineral e com acidez média.  
    
Harmoniza muito bem com canapés, frutos do mar, saladas  e frango. Até mesmo com massa ao molho pesto ele combina!

Possui teor alcoólico de 13,5% e o ideal é ser degustado na temperatura entre 8 e 10°C.

Você encontra o vinho Pinot Grigio na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!      

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Miolo entre os melhores vinhos brasileiros no ranking do aplicativo Vivino


Safra 2005 do icônico Miolo Lote 43 fica em 1º lugar na categoria ‘Vinhos brasileiros de corte bordalês’ e quatro tintos e um espumante da vinícola são classificados também


O Vivino, maior aplicativo de vinhos do mundo, divulgou os resultados da Vivino's 2017 Wine Style Awards, lista anual que relaciona os melhores vinhos do planeta em mais de 100 categorias.  Quatro delas são dedicadas a vinhos brasileiros e em todas estão contemplados rótulos assinados pela Miolo. Na relação dos ‘Vinhos brasileiros de corte bordalês’, destacaram-se o Miolo Cuvée Giuseppe Merlot / Cabernet Sauvignon 2012 e o Miolo Lote 43 Merlot / Cabernet Sauvignon 2005, que conquistou o 1º lugar da categoria.Concebido em homenagem ao italiano Giuseppe Miolo, patriarca da família, o vinho leva o nome da terra adquirida pelo imigrante no ano de sua chegada ao Brasil. O rótulo é elaborado com um blend das uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, em um corte harmônico selecionado por Adriano Miolo, enólogo da vinícola. 


Na categoria ‘Melhores Cabernet Sauvignon’, o destaque ficou com o Quinta do Seival Cabernet Sauvignon 2012, e na lista do ‘Melhor Merlot brasileiro’, a conquista foi para o Miolo Merlot Terroir 2011. Além de despontar nas três categorias destinadas ao vinho tinto, a vinícola brasileira também foi classificada na lista de ‘Melhores espumantes brasileiros’, com o Miolo Millésime Brut 2011, eleito o melhor espumante elaborado pelo método tradicional do Hemisfério Sul.

Os rótulos selecionados reafirmam a importância de uma produção que representa as expressões de diferentes terroirs brasileiros (Vale dos Vinhedos/RS, Campanha/RS e Vale do São Francisco/BA), elaborados com uvas que têm destaque na produção nacional e vêm conquistando um espaço de alta relevância fora do Brasil.   

Os eleitos do Vivino's 2017 Wine Style Awards foram classificados pelos mais de 21 milhões de usuários do app.




segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Prosit! - Fuller's Vintage Ale: a limitada joia inglesa!


Uma das maiores e mais conhecidas cervejarias inglesas, a Fullers foi fundada oficialmente em 1845, e produz a clássica bitter inglesa com perfeição. Em cada rótulo uma característica diferente, mas quase todos com alta drinkability e refrescância surpreendente.

Vamos falar de uma das exceções no quesito refrescância, uma vez por ano desde 1997, a cervejaria produz uma joia de garrafas numeradas, embalagem refinada e alto teor alcoólico, a Fuller's Vintage Ale, uma cerveja que para os que aguentarem, é elaborada para melhorar ao longo do tempo, com seu tempo de guarda entre cinco e dez anos.

Nesta versão de 2014, foi adicionados diferentes lúpulos ao lado do tradicional inglês deixando ainda mais em evidência o malte nesta Old Ale. É uma cerveja de coloração ambar e com media carbonatação. Leve aroma de caramelo e de tostado. 

No sabor o malte aparece instantaneamente com leve sabor de caramelo e nozes seguido de um final longo e seco. Harmoniza muito bem com carré de cordeiro na brasa ou com pudim com calda de caramelo.

Possui  8,5% de graduação alcoólica.

Prosit!

E lembre-se: se beber, não dirija!


*artigo de Matheus Muller

Você encontra esta e dezenas de rótulos de cervejas especiais além de cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!
  


quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

As almôndegas de cordeiro com geleia de romã!


Carne de cordeiro sempre é ótima, nesta receita em forma de almôndegas, recebeu a companhia da geleia de romã!

Entre tantas possibilidades de pratos que podem ser elaborados com carne de cordeiro, as almôndegas utilizam corte do pernil – com carne mais firme e saborosa – onde misturada a temperos básicos tornam o prato divertido e fácil de preparo e prático para servir. A geleia de romã traz um toque todo especial criando um contraponto elegante e convidativo. Coloque o avental e vá para a cozinha preparar esta delícia!
   

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1kg de carne de pernil de cordeiro moído
1 dente de alho picadinho
Sal à gosto
Pimenta do reino moída na hora à gosto
Meia colher de chá de raspas de limão
Duas xícaras de sementes de romã
Duas xícaras de água
Meia xícara de açúcar
Uma colher de sopa de vinagre
Hortelã fresco para decorar
Óleo para untar

Preparo:

Prepare a geleia dispondo as sementes de romã em uma panela com uma xícara de água. Leve ao fogo e deixe até levantar fervura. Desligue o fogo e coloque no liquidificador com o restante da água e pulse 4 vezes. Passe por peneira e coloque o líquido resultante na panela. Junte o açúcar e o vinagre e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Cozinhe até ficar com consistência de geleia com ponto mais líquido. Reserve. Leve a carne de cordeiro a uma vasilha, junte o alho, o sal, as raspas de limão e a pimenta moída. Misture bem e monte as almôndegas usando as mãos para formatar – bolinhas de carne em torno de 5 cm de diâmetro. Unte uma assadeira com óleo e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos a 200oC. Sirva as almôndegas salpicadas com as folhinhas de hortelã acompanhadas da geleia de romã e de garfinhos para degustar.


Você encontra carne de cordeiro e dezenas de rótulos de cervejas especiais além de cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!





Vinícola Guaspari apresenta o Viognier Vista do Bosque 2015


A premiada Vinícola Guaspari apresenta um novo rótulo de vinho branco, o Viognier- Vista do Bosque 2015 em edição limitada de 2 mil garrafas

Homenageando o vinhedo que se espalha pelas encostas ao redor de um bosque de macadâmias, o vinho é produzido 100% com a uva Viognier, e estagiou por 10 meses em barricas de carvalho francês. Frutado e aromático, de corpo médio e coloração amarelo palha, apresenta aromas complexos e intensos que salientam flores, damasco, nozes e um leve toque de especiarias. A safra 2015 é uma edição limitada de apenas 2 mil garrafas e parte de sua comercialização será feita via encomenda.

O investimento da Guaspari na Viognier não foi por acaso. Depois de longo e aprofundado estudo geológico nas terras da fazenda Santa Ignes, em Espirito Santo do Pinhal/SP, constatou-se que o terroir é semelhante ao da região francesa do Vale do Rhône, que produz as melhores uvas dessa variedade, assim como a Syrah que dá origem aos premiados Guaspari "Vista da Serra" e "Vista do Chá".

A safra 2015 é emblemática em virtude do excelente clima. O ano foi marcado por um outono ameno e um inverno seco, com baixas temperaturas durante a noite e dias bastante ensolarados, proporcionando o pleno amadurecimento das uvas.

"Um grande vinho nasce no campo e no nosso caso, temos um excelente terroir e um manejo de excelência no vinhedo. Isso se aplica desde a preparação do terreno até a decisão de separar a colheita por parcelas para garantir a perfeita maturação das uvas. Cada estágio do ciclo de vida das parreiras recebe o meticuloso cuidado de nossa equipe de profissionais" explica a diretora-executiva de Guaspari, Marina Gonçalves.

Plantados a uma altitude média de 1.200 metros, os cachos foram cuidadosamente selecionados e colhidos de forma manual. Depois de prensado, o mosto foi fermentado em barricas de carvalho francês de 300 e 600 litros durante 10 meses, para depois ser engarrafado.

Também será possível encontrar o Vista do Bosque na loja virtual da vinícola www.loja.vinicolaguaspari.com.br.

Sobre a vinícola Guaspari


A Vinícola Guaspari nasceu do sonho de produzir um vinho brasileiro de altíssima qualidade e que seja motivo de orgulho para o País. O projeto teve início em 2006, quando foram plantadas as primeiras videiras em uma antiga fazenda de café na região de Espírito Santo do Pinhal (no Estado de São Paulo). Foram escolhidas variedades francesas, selecionadas pelas características do terroir. Os 50 hectares de vinhedos são divididos em 12 terroirs distintos, demarcados em função da especificidade dos microclimas existentes para expressar toda a qualidade e tipicidade de cada uva. As variedades plantadas são Syrah, Pinot Noir, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Merlot, Viognier, Petit Verdot e Chardonnay. Uma das grandes inovações do projeto da Vinícola Guaspari é a transferência da safra para o inverno, quando a amplitude térmica, a insolação e a ausência de chuvas são semelhantes às das grandes regiões vinícolas do mundo. Cada estágio do ciclo de vida das parreiras recebe o meticuloso cuidado de profissionais capacitados por técnicos experientes vindos de Portugal, Estados Unidos e Chile.

Atualmente, a empresa produz vinhos feitos com a uva Syrah e Sauvignon Blanc. Entre os rótulos tintos estão Guaspari Syrah Vista do Chá 2011, 2012 e 2013; Guaspari Syrah Vista da Serra 2011, 2012, 2013 e 2014 e o Vale da Pedra tinto. Já os brancos são Guaspari Sauvignon Blanc 2012 e 2013 e o Vale da Pedra branco. E há também o Guaspari Rosé 2015.

A qualidade do projeto foi reconhecida desde a chegada dos vinhos ao mercado em 2014. Em 2015 o vinho Guaspari Syrah - Vista Da Serra 2012, recebeu medalha de prata na 9ª edição da Competição Internacional Syrah du Monde, organizado pela Associação Forum D'Enologie, na França. Em abril deste ano, no Decanter World Wine Awards 2016, o mesmo rótulo foi premiado com medalha de bronze. Neste mesmo concurso, foram premiados Guaspari Sauvignon Blanc 2013, que ganhou medalha de recomendação e, o Guaspari Syrah - Vista do Chá 2012, que ganhou a medalha de ouro, prêmio inédito para o Brasil, atingindo 95 pontos.

Além disso, desde 2013 a Guaspari é a única vinícola sul-americana convidada a participar do Le Palais de Grand Cru, que reúne os principais chateaux (como Romanee Conti, Veja Sicilia e Opus One), e é organizado pela FICOFI - grupo francês dedicado ao estudo e degustação dos melhores vinhos do mundo.

Vinícola Guaspari - Telefone: (11)2164-7379 - www.vinicolaguaspari.com.br - @vinicolaguaspari





terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Crios Rosé de Malbec 2016 - cereja na cor, aroma e sabor!

A enóloga Susana Balbo é a capo da bodega Domínio del Plata de Mendoza, na Argentina. Reconhecida como uma das mais competentes enólogas do mundo assina várias linhas sendo a Crios a de entrada da vinícola que por si só já entrega vinhos de muito boa qualidade. 

A linha é uma homenagem aos filhos desta viticultora pois o rótulo estampa uma mão de mãe e duas outras de seus filhos. 

O Crios Rosé de Malbec 2016 possui uma linda coloração rosa-cereja, muito límpido e brilhante. Seus aromas remetem a framboesa, morango, cereja, toque floral, é mineral e fresco. Boca agradável, muita fruta, ampla persistência, leve dolçur, final de boca com amplitude e vigor que sustenta pratos mais condimentados.

Harmoniza bem com salmão, camarão, carne de cordeiro magra, frango, algumas comidas com leite de coco e gengibre, rosbife, presunto cru, lombo suíno com frutas, pizzas e saladas com ingredientes proteicos. Além da harmonização com comida também pede uma boa companhia!

Possui teor alcoólico de 13,5% e o ideal é ser degustado na temperatura de 9°C.

Você encontra os vinhos Crios na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!      

domingo, 11 de dezembro de 2016

Enólogo Edegar Scortegagna presidirá a ABE no biênio 2017-2018


Conheci o Edegar há alguns anos atrás, laborando com seu habitual afinco e paixão na vinícola Luiz Argenta de Flores da Cunha. É um trabalhador do vinho, um persistente na busca da excelência que certamente agregará e muito a ABE.

Edegar fazendo uma das coisas que mais gosta: apresentando suas criações!

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) já elegeu sua nova Diretoria para a gestão 2017-2018. Durante assembleia realizada na noite desta terça-feira, 6 de dezembro, o enólogo Edegar Scortegagna foi eleito presidente da entidade e estará à frente da associação pelos próximos dois anos. A eleição, realizada no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, ocorreu após Scortegagna apresentar as propostas aos associados. O candidato pertencia a uma chapa única e irá suceder o trabalho de Juliano Perin, que deixará o comando da ABE em janeiro de 2017.

Atualmente, Scortegagna é o enólogo responsável pelos vinhos da Luiz Argenta Vinhos Finos, além de atuar como diretor de Enologia da ABE. Para os próximos anos, pretende dar continuidade aos trabalhos e compromissos assumidos pela atual gestão, além de promover ações para a constante atualização dos enólogos nas áreas vitícola e vinícola. “Com foco nos associados, buscaremos oportunizar palestras, cursos, degustações e viagens técnicas para o aperfeiçoamento profissional”, destaca.

Edegar Scortegagna é formado em Enologia pela Universitá degli Studi di Trento – Instituto di San Michele All´Adige e Universitá degli Studi di Udine, na Itália, onde viveu por cinco anos estudando e colaborando com grandes vinícolas italianas. O currículo de Scortegagna também soma MBA em Gestão Empresarial pela FGV e diploma de Sommelier Internacional pela FISAR.

O novo presidente da ABE ainda atua como ministrante técnico-científico nos cursos de Sommelier FISAR – UCS e professor de Enogastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A ABE:

Em quatro décadas de atuação, a ABE mantém trabalho e dedicação intensos em prol da qualificação dos enólogos, além de assumir o importante papel de romper barreiras na promoção do vinho brasileiro. Com agenda viva e abundante, a ABE cruzou 40 safras realizando cursos, palestras, visitas técnicas, degustações temáticas, grandes eventos como o Brazil Wine Challenge, o Concurso do Espumante Brasileiro, o Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e a Avaliação Nacional de Vinhos – além da publicação anual Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. Desse modo, a entidade leva os vinhos e espumantes brasileiros para todos os continentes, ampliando a visibilidade da produção nacional, hoje repleta de medalhas.

Diretoria da ABE Gestão 2017 – 2018:

Presidente: Edegar Scortegagna
Vice-presidente: André Peres Jr.
1° Tesoureiro: Dario Crespi
2° Tesoureiro: Gabriel Carissimi
1º Secretário: Luciano Vian
2ª Secretário: Leocir Bottega
Diretor social: Christian Bernardi
Diretores de eventos: Daniel Salvador e Gregório Salton
Diretores de degustação: Juliano Daniel Perin e Gilberto Simonaggio
Diretor cultural: Samuel Cervi
Diretores técnicos em Viticultura: André Gasperin e João C. Taffarel
Diretores técnicos em Enologia: Michel Zignani e André Larentis


quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O cachorro quente de camarão!


Trocar a salsicha por camarão e o molho de tomates por abacate dão origem a um cachorro quente diferente e saboroso!
  
A ousadia é um dos melhores temperos da cozinha! Aquele toque especial, a pitada a mais de algum ingrediente, a mudança de um insumo por outro, a quebra de paradigmas fazem com que o cozinheiro intente para um laboratório de cores, texturas, sabores e aromas transformando o seu forno, bancada e fogão num terreno de experimentações que transformam a receita e o prato. Claro, sempre usando o bom senso como guia e escudeiro a estas inventividades. Assim foi feito com o Cachorro Quente de Camarão! Acompanhe:


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 pãezinhos franceses
400g de camarão médio já descongelado
Um dente de alho picadinho
Salsinha bem picada
1 abacate médio descascado e cortado em cubos
Suco de dois limões
4 folhas de alface crespa
Meia xícara de maionese
Meia xícara de catchup
Pimenta preta moída na hora e sal à gosto
Azeite de oliva a gosto
Uma colher de chá de manteiga

Preparo:

Aqueça um fio de azeite de oliva e a manteiga na frigideira e em fogo alto salteie os camarões, temperando com alho, sal, pimenta, limão e a salsinha picada. Assim que mudar de cor – de 2 a 3 minutos - desligue e reserve. Aqueça o pão no forno por cerca de 3 minutos para ficar crocante. Tempere o abacate com o suco do outro limão e mais sal e pimenta de leve. Abra, e comece a montar o cachorro quente, passando um colherada de catchup, depois maionese, acomodando os camarões, o abacate e a alface.  Sirva em seguida!


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Casa Valduga RSV Brut 25 meses 2013

É inegável a atratividade do final do ano para com os espumantes! Neste período de festas e celebrações, o borbulhante é uma das bebidas mais consumidas com pico de vendas em dezembro. Entre as ótimas opções do mercado as tradicionais vinícolas possuem as maiores linhas, a Famiglia Valduga do Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves é uma delas donde de suas caves para 3 milhões de garrafas sai o Casa Valduga RSV Brut 25 meses 2013

O próprio nome já diz que fica 25 meses em contato com as leveduras e é elaborado pelo método tradicional a partir do corte de 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir.  
  
Este exemplar da linha Reserva apresenta um perlage constante e fino salientando ainda mais a sua coloração palha com nuances dourados. Aromas com notas cítricas trazendo abacaxi, maça e toque amanedoado. Paladar fresco, cremoso, persistente, acidez na medida, cítrico e com ótimo volume em boca.

Possui 12% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido na temperatura entre 4 a 6oC

Acompanha muito bem saladas, tábua de frios, paella, frutos do mar, ostras e canapés.

Você encontra os espumantes da Famiglia Valduga na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone (51)3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     


domingo, 4 de dezembro de 2016

Wine Garden Miolo inaugura o primeiro espaço kids do Vale dos Vinhedos

O primeiro espaço kids do Vale dos Vinhedos inaugurou no Wine Garden da Miolo, neste último sábado, 3 de dezembro. Sob a batuta do Grupo Allegria, que há mais de seis anos é especializado em entretenimento infantil. 

No espaço do charmoso Wine Garden, o delicioso wine bar a céu aberto da vinícola, o Espaço Kids Allegria é destinado a crianças de 4 a 12 anos, com atividades orientadas e supervisionadas por profissionais da área da educação. O objetivo é que os pequenos brinquem e se divirtam enquanto os papais desfrutam dos serviços do Wine Garden, visitem a Vinícola Miolo e conhecem outros atrativos do Vale dos Vinhedos. 

O cardápio também será especial para as crianças: sanduichinhos, suco de uva, cookies, bolos e frutas. "Queremos promover o resgate da vivência das antigas brincadeiras ao ar livre, como caça ao tesouro, exploração do bosque, hora dos contos, pique-esconde, corrida do saco, entre outros", explica Ana Borges, proprietária do Allegria. Jogo da velha, vôlei, futebol, escorregador de lona e caminhada na trilha são algumas das atividades que completam o menu de brincadeiras da nova atração do Wine Garden. 

Espaço Kids Allegria – Wine Garden - sábados, domingos e feriados, das 14 às 20 horas, RS 444 Km 21, Bento Gonçalves – RS, Informações: fone (54) 2102-1537;  WhatsApp (54) 9994-30709 e winegarden@miolo.com.br

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A costelinha de cordeiro!


Algumas receitas poderiam estar a nossa mesa todos os dias... Esta é uma delas!

A carne de cordeiro é uma das minhas preferidas! De textura ímpar e sabor suave e paladar suculento torna-se uma refeição ao mesmo tempo nutritiva quanto leve – ao menos mais leve que outras variedades. E nos diversos preparos existentes um dos mais saborosos é o feito na brasa, pois além de levar alguma gordura indesejada torna tal carne ainda mais convidativa. Muitos gostam de utilizar limão, laranja, salmoura, mix de ervas e mesmo aquele molho de hortelã que convenhamos lembra pasta de dente. O preparo desta receita - da Costelinha de Cordeiro – leva apenas sal grosso e alguns ramos de alecrim frescos pois o que se quer é apenas intensificar o sabor do corte e não mascará-lo com um sem número de ingredientes. Acompanhe:


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

Uma costela inteira de cordeiro – cerca de 3 a 3,5kg
Carvão e lenha
Ramos de alecrim fresco
Sal grosso
Pimenta do reino moída na hora


Preparo:

Fazer fogo na churrasqueira utilizando também um pouco de lenha, pois o aroma defumado desta é essencial para dar sabor a carne. Assim que formar a brasa posicionar uma grelha a cerca de 30 cm da mesma, tendo o cuidado que ao pingar a gordura, levantar um pouco até o fogo baixar. Temperar com o sal dos dois lados, retirar o excesso e dispor os ramos de alecrim cerca de 15 minutos antes de servir.  Levar a mesa inteiro acompanhado de aipim cozido e salada de rúcula preferencialmente.

Você encontra carne de cordeiro além de dezenas de rótulos de cervejas especiais além de cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!


quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Projeto "Qualidade na Taça" conclui atividades superando expectativas

   
Projeto que capacitou 2,6 mil profissionais no atendimento e serviço do vinho em 14 estados brasileiros encerra nessa quarta-feira (30) após a vinda de grupo à Serra Gaúcha

O Qualidade na Taça, projeto que visa qualificar o atendimento e aumentar a comercialização dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado interno junto aos pequenos negócios de alimentação fora do lar conclui suas atividades nesta quarta-feira, dia 30, comemorando resultados. A ação é desenvolvida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Desde setembro de 2014, 2,6 mil profissionais, de 1,3 mil estabelecimentos de 14 estados brasileiros, foram instruídos por consultores e sommeliers, preparados com a metodologia do projeto, com a curadoria da sommeliérie Silvia Mascella Rosa. Nesses dois anos, foram capacitadas 85 turmas. “Superamos todas as nossas expectativas. O projeto é de extrema relevância para o setor. As pessoas mudam a percepção quando conhecem o produto e acabam tendo mais poder de argumentação na venda”, avalia o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá.
Desde domingo (27) até essa quarta-feira (30) circulam pela Serra Gaúcha 32 profissionais de bares, restaurantes e lojas especializadas em bebidas de 16 cidades brasileiras. Durante os quatro dias, o grupo visitará seis vinícolas da região e também assistirá uma apresentação da biomédica Caroline Dani sobre o suco de uva e seus benefícios à saúde. Os convidados – gestores e sommeliers dos empreendimentos– foram escolhidos tendo como critério os participantes do projeto que obtiveram maior destaque durante as capacitações.
“Diversos depoimentos de participantes revelaram que, até então, não tinham tido a oportunidade de estudar e se aprofundar mais sobre o assunto. Por meio do Qualidade na Taça também conseguimos aumentar a quantidade de rótulos brasileiros nos estabelecimentos”, comemora o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.        
O Qualidade na Taça é financiado pelo Sebrae com contrapartida do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis-RS).
CIDADES PARTICIPANTES DO QUALIDADE NA TAÇA:
Belo Horizonte (MG)
Brasília (DF)
Campinas (SP)
Cuiabá (MT)
Curitiba (PR)
Florianópolis (SC)
Fortaleza (CE)
Goiânia (GO)
Gramado (RS)
Manaus (AM)
Natal (RN)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Rio de Janeiro (RJ)
Salvador (BA)
São Paulo (SP)
* Foto: Alexandra Mezzacasa/Ibravin