quinta-feira, 31 de março de 2016

Chile finaliza colheita das uvas em Colchagua e comemora com tradicional Festa da Vindima


Região de Colchagua reúne algumas das principais vinícolas do Chile * Além de uvas clássicas também foram colhidas Gewürstraminer, Tempranillo, Mourvèdre e Roussanne




Em Santa Cruz, cidade central da região de Colchagua, no Chile, variedades como Carménère, símbolo da produção vinícola chilena, Cabernet Sauvignon e Merlot acabaram de ser colhidas para compor os vinhos que o consumidor brasileiro adora beber.


“Tivemos um ano de excelência, em que as condições climáticas e a dedicação dos produtores foram essenciais para um resultado excelente. Certamente, a safra promete vinhos de alta qualidade e irá reafirmar toda a admiração e respeito que o Brasil transmite ao escolher um produto do Chile!”, exalta Maite Rodríguez, gerente da Associação Viñas de Colchagua.   

A Festa da Vindima do Vale de Colchagua marca o final do verão e a colheita, primeira etapa das produções de alta qualidade, concentradas nos diversos terroirs do Vale de Colchagua, reconhecido pela bem-sucedida expansão da oferta de vinhos Premium no mercado internacional. 


A 17ª edição do evento, realizado na charmosa Praça de Santa Cruz, recebeu mais de 120 mil pessoas – número recorde de visitantes – que tiveram acesso à degustação de mais de 150 rótulos das renomadas vinícolas Bisquertt, Casa Silva, Koyle, Lapostolle, Los Vascos, Luis Felipe Edwards, MontGras, Montes, Neyen, Santa Cruz, Siegel, Ventisquero e Viu Manent. 


Da Cordilheira ao Oceano Pacífico, estão as raízes de uma ampla variedade de vinhos, e é justamente essa diversidade que a edição deste ano comemora: entre os rótulos  servidos estiveram alguns clássicos como Cabernet Sauvignon Chardonnay, Pinot Noir e Sauvignon Blanc, e também cortes inovadores como Gewürstraminer, Tempranillo, Mourvèdre e Roussanne.
 
Além das degustações, o público foi privilegiado com uma seleção especial de peças de artesanato local, pratos da gastronomia regional e a apresentação de espetáculos musicais primorosos, programação que acompanhou a tradicional eleição da “Rainha da Vindima”. 



Viñas de Colchagua




A Viñas de Colchagua é a primeira associação regional de vinícolas do Chile, criada em Dezembro de 1999 com o objetivo de promover e difundir a Denominação de Origem Valle de Colchagua. Desde junho 2011 adquiriu um novo conceito legal como Associação Gremial, agrupando atualmente 13 produtores da região, além de ser responsável pela Rota do Vinho no Vale de Colchagua. Mais informações em: www.colchaguavalley.cl.


Angheben Cabernet Franc 2001 - um vinho brasileiro de guarda!


No encontro deste mês da Confraria do Sagu o “vinho surpresa” da noite foi levado por este editor que o adquiriu há alguns anos do Humberto Heidrich, proprietário da La Charbonnade, loja de vinhos em Canela/RS. 

Trata-se do gaúcho Angheben Cabernet Franc 2001. 

Neste econtro que contou com a presença de Clege Dalmaz e Altemir Pessali (leia-se Mamma Gemma, Primo Camilo e Pizza Entre Vinhos no Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves) tal antiga safra foi aberta após a degustação dos vinhos que compunham o tema da noite.  

Apresentou cor rubi profundo com nuances atijolados e leve halo ocre, turvo e denso com lágrimas médias e ligeiras.

Aroma terroso logo na abertura, toque animal - couro - e fruta negra passada em segundo plano. Leve oxidação percebida.

Boca impressionantemente complexa, fruta presente, alguns sinais da idade, equilibrado, com chocolate amargo, tostado e media persistência. Taninos redondos, acidez presente, elegante e redondo.

Uma notável experiência deste produtor gaúcho que mais uma vez mostra-nos que mesmo com todas intempéries, recursos escassos e sem tecnologia de ponta já era possível elaborar-se vinhos de guarda. Com o farto acesso a tudo que os grandes grupos vinícolas possuem certamente esta perspectiva se multiplicará.

Graduação alcoólica de 11,8%.

Você encontra vinhos brasileiros de variadas safras na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br     

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!


terça-feira, 29 de março de 2016

Gallardia del Itata Cinsault Rosé 2014 - rosé, mas poderia passar por branco!

Aprecio muito os vinhos rosés talvez pela sua acidez convidativa e por sua coloração sexy lembrando morango e outras frutas vermelhas. Harmonizo os mais encorpados até mesmo com cordeiro assado me cortes bovinos magros com o vinho casando num agradável palato. 

O Gallardia del Itata Cinsault Rosé 2014 da vinícola De Martino, região do Maipo, Vale de Itata, no Chile e sua coloração palha cereja pálido e nuances ocre, límpido e brilhante, destoa inicialmente dos rosés que estou acostumado, de cor mais escura e aromas mais pronunciados. Este é um vinho mais leve e que agrega algumas características pontuais da casta francesa Cinsault. 

Possui aromas de morango, framboesa – muito delicado - goiaba, mamão, sidra, com um toque floral e mineral.

Sua boca é marcante com acidez pronunciada, fruta branca macerada, fruta vermelha, sidra, fresco e vivo. Final de boca é refrescante e mineral.

Possui 13% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 12 oC.

Combina com frutos do mar – salmão, mariscos e camarão – peixe grelhado, paella, sushi e sashimi, saladas, carpaccio de carne bovina e canapés variados.

Você encontra o vinho Gallardia na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br 


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!          

Jantar harmonizado Wein Haus

Nesta quinta-feira, 31 de março, ocorrerá mais uma edição do Jantar Harmonizado da Confraria Weinhaus, no espaço gourmet da loja especializada em vinhos em Santa Cruz do Sul. Os vinhos degustados serão das bodegas Vistalba e Argento e o evento contará com a presença de Francisco Orlando, gerente comercial das bodegas.

Será servido de entrada pães e geleias, depois salada verde com creme balsâmico, sorrentino de quatro queijos e molho de funghi, filé grelhado com purê de batatas e por fim dulcetto de limão siciliano. Na companhia serão harmonizados os vinhos Argento Pinot Grigio; Tomero Rosé Malbec, Tomero Tinto Malbec, Tomero Torrontés e Vistalba corte B. 

Faça já sua reserva, ainda há algumas vagas, pelo fone 51.3711.3665.


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!      


domingo, 27 de março de 2016

#provei&curti




“Provei e curti uma paleta de cordeiro em Marrakesh, Marrocos, pelo sabor das especiarias chamadas RAZ AL HANUT, uma mistura de especiarias mais conhecido como tempero sírio, o contraste do mel com anchova salgada (aliche). 

São feitas incisões na paleta com a faca e colocam em cada uma delas pedaços de filetes de anchova salgada, fatias de alho e alecrim fresco. Marinam em uma  mistura de mel, azeite, aceto, sal, RAZ AL HANUT e assam. Inesquecível”. 

Mamadou Abdoul Sène, chef de cozinha, de Porto Alegre



quinta-feira, 24 de março de 2016

O risoto de frutos do mar


 Uma boa dica para ser preparada nesta Páscoa leva arroz e frutos do mar, ambos ingredientes fáceis de lidar.

O risoto, podemos dizer, que seja um coringa na cozinha! Sua versatilidade e praticidade convida o cozinheiro a despejar-lhe criatividade e bom gosto, tornando este prato à base de grãos um dos mais saborosos e dinâmicos da culinária. E para esta data especial onde a tradição sugere que não se consuma carnes vermelhas, o Risoto de Frutos do Mar é uma belíssima opção.      



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

2 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
2 colheres de manteiga
Uma cebola picada
Um dente de alho picadinho
Uma cenoura pequena cortada em cubinhos
Meia xícara de chá de ervilhas frescas
Uma taça de vinho branco seco
400g de lula em anéis
200g de mexilhões sem casca
200g de carne de siri
400g de filé de linguado cortado em cubos de cerca de 2cm
6 xícaras de caldo de galinha
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta preta moída na hora

Preparo:

Aquecer uma panela com um fio de azeite de oliva e juntar a cebola e o alho, refogando em fogo médio. Quando dourar, juntar o arroz e refogar, mexendo. Depois a cenoura e regar com o vinho, cozinhando até evaporar parte do líquido. Juntar os frutos do mar e deixar refogar. Somar a ervilha e aos poucos, ir adicionando o caldo de galinha, concha por concha, mantendo encharcado o preparo, que leva cerca de 20 a 25 minutos para que o arroz fique “al dente”. Adicionar pimenta preta e corrigir o sal. Desligar o fogo e juntar a manteiga restante e o queijo parmesão. Misturar bem, tampar a panela e deixar descansar por aproximadamente três minutos, o que finalizará o cozimento do arroz. Servir o risoto em seguida, regando com um generoso fio de azeite de oliva e decorado com tomilho fresco.

Uma feliz e reflexiva Páscoa a todos os leitores!

 

quarta-feira, 23 de março de 2016

Vinho brasileiro abre 2016 levantando a taça na França


Vinhos e espumantes nacionais arrematam quatro Medalhas de Ouro e sete de Prata no país do champagne


Não é de hoje que a qualidade dos vinhos e espumantes brasileiros é reconhecida mundialmente. Prova disso, são os contínuos prêmios conquistados mundo afora. E nada melhor do que receber o reconhecimento de um concurso com prestígio e respeito internacional, realizado num país de tradição como é a França.

Sediado em Paris, de 26 de fevereiro a 1º de março, o Vinalies Internationales avaliou 3.441 amostras de 38 países, degustadas por enólogos, sommeliers e jornalistas. O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Juliano Perin, que esteve representando o Brasil no evento, voltou da França com orgulho da produção nacional. “Nossos vinhos e espumantes são únicos e, justamente por isso, diferenciam-se dos demais, destacando suas particularidades que agradam paladares ao redor do mundo. Os espumantes são versáteis, descontraídos e com um frescor exclusivo. Da mesma nossos vinhos apresentam características próprias com terroirs específicos de um país tropical”, destaca. Perin complementa enaltecendo que o Brasil não apenas conquistou um número expressivo de importantes prêmios como também colocou na vitrine diferentes rótulos, mostrando que a qualidade é uma condição do setor como um todo.

PREMIAÇÕES

Medalha de Ouro
Casa Valduga Espumante Extra Brut  2010 - Casa Valduga Vinhos Finos
Casa Valduga Raízes Cabernet Franc  2015 – Casa Valduga Vinhos Finos
Cave Geisse Espumante Brut – Vinícola Geisse
Cave Geisse Espumante Brut Blanc de Blanc – Vinícola Geisse

Medalha de Prata
Casa Perini Espumante Brut – Vinícola Perini
Cave Amadeu Espumante Brut – Vinícola Geisse
Cerro da Cruz Cabernet, Tannat e Merlot  2012 – Cooperativa Vinícola Nova Aliança
Garibaldi Espumante Chardonnay Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Garibaldi Espumante Prosecco Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Panizzon Espumante Chardonnay Brut – Sociedade de Bebidas Panizzon
Ponto Nero Espumante Brut – Domno do Brasil


Peterlongo Privillege Frisante: uma doce escolha para a Páscoa


Vinícola Peterlongo aposta no frescor e descontração da bebida para a data. 



A Vinícola Peterlongo, de Garibaldi (RS), Capital Brasileira do Espumante, oferece uma ampla linha de brut (método tradicional e charmat), moscatel e prosecco. E tradição na elaboração da bebida é o que alimenta a história da vinícola centenária. Mas além dessa ampla variedade de rótulos borbulhantes, a Peterlongo aposta no frescor e descontração do Privillege Frisante para esta Páscoa. Os dois rótulos estarão a venda na loja de vinhos da vinícola de 21 a 27 de março, com exceção da Sexta-feira Santa (25) com 20% de desconto.

A leveza e refrescância do Privillege Frisante nas versões branco e rosé não só harmonizam com refeições leves como saladas, peixes, mariscos e carnes como também demonstram a preocupação da empresa em ampliar sua participação no mercado com opções para conquistar o público jovem ou quem aprecia uma bebida delicada e com teor alcoolico mais baixo, sendo mais uma opção para se degustar ou presentear nesta Páscoa. Por isso, é um produto para ser consumido ainda jovem.

Despretensioso, é simples e fácil de beber, ideal para eventos como bailes de formatura ou debutante e para acompanhar canapés. Seu gosto semelhante ao do espumante moscatel e a presença de pequenas borbulhas formadas na segunda fermentação, quando o gás carbônico resultante do processo se incorpora lentamente, proporcionam momentos de prazer em torno da taça.


O Privillege Frisante Branco é elaborado a partir de 100% de uvas moscato e o Privillege Frisante Rosé com 95% de moscato e 5% de merlot. A enóloga Deise Tempass explica que uma particularidade que torna o produto diferenciado é a elaboração por fermentação natural, o que proporciona maior cremosidade e aromas finos.

segunda-feira, 21 de março de 2016

#provei&curti


 
 
 
“A minha inspiração para o #proveiecurti é sobre um fabuloso risoto de pera com gorgonzola e nozes!
O sabor da pera suaviza o adstringente do gorgonzola. Provei e curti muito! Fica a dica! Abraço!”
Marjorie Biehl, empresária, de Montenegro


 

domingo, 20 de março de 2016

Carmim Reguengos Régia Colheita Alentejo Reserva 2014 - um bom branco para a Páscoa

A vinícola Carmim (Cooperativa Agrícola de Reguengos e Monsaraz) é uma cooperativa da região do Alentejo em Portugal, criada na década de 70 e que conta hoje com cerca de 1000 viticultores associados e é produtora de diversos rótulos. 

O Carmim Reguengos Régia Colheita Alentejo Reserva 2014 é elaborado por um corte das uvas Antão Vaz, Arinto, Perrum e Síria em Reguengos. Metade do vinho estagia cerca de 8 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso. 

Sua coloração amarelo palha com nuances douradas é límpida e brilhante. Seus aromas remetem a frutas cítricas, maçã, sidra, melão, pomelo, mel de laranjeira, amêndoa, manteiga e baunilha além de toques minerais e florais.

Boca bastante encorpada e seca com perceptível presença do estágio em madeira trazendo fruta branca macerada destacada, maçã verde, melão, pimenta branca, acidez correta, mineralizada, persistência longa e agradável. Final de boca salgado e mineral. 

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 10 a 12 oC.

Seu peso equaciona uma boa harmonização com frutos do mar grelhados, peixes assados, frango com frutas brancas e bacalhau.

Você encontra os vinhos Carmim na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br 

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!          

quinta-feira, 17 de março de 2016

Saiba dicas para alavancar Food Trucks


Consultor de vendas fala que este modelo de negócio em expansão no país precisa de destaque para vender mais

Os Food Trucks estouraram em todo o País e são considerados um modelo de negócio inovador, por ter um baixo custo comparado a restaurantes e pontos fixos. Mas, de acordo com o Coach de Vendas Jaques Grinberg, todo negócio precisa de gestão e planejamento, e este modelo não é diferente. “O Food Truck não é diferente de outros negócios, precisa de uma gestão profissional, planejamento e inovação. Apesar de não ter um aluguel fixo e IPTU, é uma empresa. Para quem está pensando em entrar neste segmento, pesquise bastante e avalie as opções de franquias”, diz. 
Alguns empreendedores investiram sua reserva financeira neste segmento, que chegou ao Brasil em 2012 como uma nova opção de faturamento, e já colhem os resultados positivos desta ação. “Os Trucks trazem muitas vantagens e são ótimas opções para quem deseja empreender. O investimento inicial gira em torno de 50 a 70 mil, e pode chegar até 200 mil, dependendo dos equipamentos utilizados. Sem foco no negócio, as dificuldades surgem mais rápido do que o esperado. Estude, pesquise, faça o plano de negócios e se ainda estiver com dúvidas, peça ajuda para um consultor profissional”, ressalta Grinberg. 
Outra etapa importante do negócio são as vendas e como se portar na área comercial, e por isso o Coach Jaques seleciona dicas importantes para o Food Truck ser um diferencial e se destacar entre os demais. 

Jaques Grinberg

1ª Layout moderno
Inovar e fazer diferente é preciso para cativar e chamar a atenção dos clientes. Para fazer a diferença é preciso fazer diferente. Tenha um envelopamento diferenciado no veículo, use imagens que despertam o interesse das pessoas, divulgue o nome da sua empresa e os contatos (redes sociais, site e telefone). O layout não é apenas no envelopamento do veículo, é também no cardápio e toda comunicação da empresa.

2ª Uniforme
O seu negócio é uma empresa de alimentação, o uso de uniforme com touca é essencial e fará diferença. O uniforme não precisa ser branco, pode inovar com cores e bordados, faça com a “cara” do seu negócio. O uso de luvas brancas e crachá de identificação são detalhes que também fazem a diferença, os clientes gostam, apesar de não comentarem. Pense nisso!

3ª Atendimento Gourmetizado
Independente do seu produto, o diferencial entre você e o concorrente, é o atendimento. Com a preocupação em gourmetizar os produtos, esquecemos de gourmetizar o atendimento. São pequenos detalhes que podem aumentar as vendas e fidelizar clientes. Veja alguns exemplos do que fazer e como fazer:
a)    Pedir o nome e celular do cliente no pedido e quando a refeição estiver pronta, enviar uma mensagem de texto comunicando-o.
b)    Pesquisa de satisfação: junto com o pedido o cliente recebe uma pesquisa para avaliar o atendimento, a qualidade da refeição e deixar sugestões.
c)    Atender, sempre, com sorriso e agilidade.
d)    Agradeça cada cliente por ter escolhido a sua empresa e convide-o para voltar.


4ª Redes Sociais
Neste segmento é comum estar em endereços diferentes, acompanhando os eventos na cidade e região. Manter os clientes informados, oferecer promoções e novidades pelas redes sociais é fidelizar e aumentar as vendas. Atualmente, tudo é Google e redes sociais. Como está a sua empresa na internet?

5ª Fidelização de Clientes
Captar novos clientes é muito caro, requer planejamento e diversas estratégicas. Fidelizar clientes também, mas com um investimento menor. Pequenas ações podem fidelizar os seus clientes com baixo investimento, conheça algumas destas ações:
a)    Manter os clientes informados de novidades, endereço onde estará e etc via mensagens de texto, e-mail e redes sociais.
b)    Criar um cartão fidelidade, juntando 10 cupons ganha uma cortesia.
c)    Qual o diferencial dos seus produtos que fazem os clientes voltarem? Fortaleça e divulgue este diferencial.
d)    Qual o principal ponto negativo do seu negócio? O que você e só você pode fazer de diferente para neutralizar este ponto negativo?


6ª Inovação nos Serviços
Inovar em serviços, fazer o que os concorrentes ainda não fazem aproveitando as vantagens do Food Truck. O que você pode fazer para maximizar as vendas aproveitando o que já existe? Que tal fazer festas de aniversário em sítios, residências, empresas e etc. Parcerias com comércios, escolas, faculdades e condomínios?

7ª Treinamento e qualificação dos funcionários
Manter o time preparado e qualificado é questão de sobrevivência para qualquer tipo de empresa, e para a sua também! Neste negócio o dono está presente e são poucos funcionários e muitas vezes familiares, mas mesmo assim treinamento é primordial.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Entrecote ao Molho de Laranja e Açúcar Mascavo

A mistura do doce com o salgado é uma herança dos povos descendentes dos alemães, sendo o Rio Grande do Sul um celeiro desta cultura que traz além de jardins floridos, chope e uma vasta charcutaria e preparos de compotas uma permanente instigação aos sabores agridoces, numa deliciosa e saborosa alquimia experimental, como esta receita do Entrecote ao Molho de Laranja e Açúcar Mascavo.     
  

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de entrecote
100 ml de suco de laranja
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de mostarda tipo Dijon
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
Meia colher de chá de gengibre
2 colheres de sopa de molho shoyu
1 colher de chá de maisena diluída em água

Preparo:


Monte um braseiro para assar a peça de entrecote inteira numa grelha, temperada com sal grosso e pimenta preta moída na hora. Sele cada lado até criar uma crosta marrom. Prepare o molho misturando todos os ingredientes e leve ao fogo e engrosse com a maisena. Corte o entrecote em 4 fatias grossas, tempere apenas um dos lados da fatia e leve a grelha por cerca de 2 minutos cada lado. Sirva com o molho e acompanhado de batatas assadas.


Você encontra entrecote e outros cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, além de geleias, vinhos e cervejas especiais na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira! 

terça-feira, 15 de março de 2016

A alta gastronomia chega ao conforto do lar



Lançada com o objetivo de levar os melhores profissionais da gastronomia ao lar dos consumidores de todo o Brasil, em apenas cinco meses de operação, a plataforma online Meu Bistrô já está atendendo clientes em 29 cidades de todos o país.

Oferecendo a oportunidade de conectar pessoas que desejam planejar o seu próprio evento e os mais talentosos Chefs do país, a iniciativa desenvolvida pelos jovens empresários André Apollaro e Rogê Foschi além de estar movimentando as agendas dos chefs profissionais, tem como grande destaque tornar a alta gastronomia acessível com a praticidade de um clique.

No portal, os clientes podem consultar entre diversas opções de cardápios, Chefs da sua região, agendar dia, pagar e avaliar os serviços contratados. A plataforma e a equipe intermediam a negociação e fazem toda a curadoria para garantir a melhor escolha para as duas partes. 

"A ideia de intermediar a relação entre chefs de cozinha e nossos clientes transforma a organização desses eventos em algo mais prático e com menos burocracia. O Meu Bistrô é a primeira plataforma a oferecer os serviços de Home Chef para todo o Brasil. Temos no momento 122 chefs cadastrados, 262 menus personalizados e mais de 500 profissionais em fase de cadastramento e validação" comenta Rogê Foschi, cofundador da empresa.

Entregando praticidade com qualidade à altura, um dos principais diferencial da empresa, é também propor flexibilização nas formas de pagamento, independente do tamanho do evento. No próprio site é possível conferir as possibilidades de parcelamento do valor total, prática não aplicada por exemplo por empresas tradicionais do setor quando o evento é para poucas pessoas.  



Com o aumento da busca pelo serviço, o objetivo atual é aumentar o número de cidades atendidas e de chefs cadastrados. "Nós acreditamos na dinâmica da internet ao fornecer aos nossos clientes um formato simples e com muito mais autonomia para suas escolhas. Nosso objetivo é expandir para mais cidades a praticidade do Meu Bistrô, e até o final deste ano estar presenteem todos estados", pontua André Apollaro, CEO da empresa.

A plataforma foi desenvolvida com foco total na experiência do consumidor, e oferece design atrativo, fácil navegação e conteúdo diferenciado. Além disso, todo o relacionamento e consulta pode ser feito também de forma móvel, já que o site é mobile friendly e aceita interações em smartphones e tablets.

O site conta com alguns nomes conhecidos dos telespectadores em todo o país, como Isabela Isaac, vencedora do The Taste Brasil, ex participantes do Hells Kitchen,  Adriana Sayuri, Mariana pelozio, Vanessa Baumgratz, Thiago Quadros e Julio Ritta e o casal Lucio e Helena que participou do Masterchef Brasil.

Outros nomes fortes da gastronomia também integram o time, como os Chefs Fernando de Donato, Paulo Silva, Carolina Veras e Jeremy Starrett, Cacá Barreto, Barbara Mugnaini, Fernando e Juliano Basile e Marcos Amorim. Em Santa Catarina, primeiro estado a oferecer os serviços, tem Alex Floyd, o mais novo cozinheiro europeu a conseguir uma estrela michelin, Fábio Espinosa, Nivaldo Souza e Helton Costa.

Conheça a plataforma: www.meubistro.com

domingo, 13 de março de 2016

Infinitus Cabernet Sauvignon Tempranillo 2012 - um agradável tinto espanhol

O tinto espanhol Infinitus Cabernet Sauvignon Tempranillo 2012 da região de Tierra de Castilla é produzido pela bodega Cosecheros y Criadores. Trata-se de um corte moderno e que atesta sua proposta na análise organoléptica, mostrando ser um vinho descolado, jovial, fácil de beber e delicioso. Sua coloração rubi com reflexos violáceos, brilhante e vivaz.
Aromas extensos e persistentes com frutas silvestres em profissão, cerejas, framboesas, groselhas, morangos e toque floral violeta.
Seu corpo médio traz uma boca igualmente frutada com nota de chocolate amargo, leve balsâmico, ampla persistência, equilibrado, vivo, fresco.
Sua acidez convidativa e altamente gastronômica faz um belo casamento com carnes vermelhas grelhadas, legumes salteados, mesmo um bacalhau com legumes.
Possui 13,5% de graduação alcoólica eo ideal é ser degustado na temperatura de 16oC.
Este vinho estagia em barricas de carvalho americano por cerca de 6 meses. Recomendo!
Você encontra o vinho Infinitus na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br 
E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!         

quinta-feira, 10 de março de 2016

Altemir Pessali e Clege Dalmaz na Confraria do Sagu

A Confraria do Sagu de Santa Cruz do Sul teve a satisfação de receber em seu encontro de março os restauranteurs Clege Dalmaz e Altemir Pessali, empreendedores dos excelentes restaurantes Primo Camilo (Garibaldi), Mamma Gemma e Pizza Entre Vinhos (no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves. 

Clege e Altemir
Além de palestrar sobre os seus negócios e sobre seu envolvimento com os produtores do vinho brasileiro, o carismático Pessali preparou bruschettas, salada, risoto, rondelli e, claro, sagu para os confrades.

Pessali na sobremesa
O empreendedor que iniciou sua vida como jogador de futebol profissional (jogou em alguns times gaúchos, Fluminense e Kawasaki do Japão) e que sempre teve seus pés na herança italiana despertou para a gastronomia influenciado pela família e pela esposa Clege.

Pessali recebeu uma homenagem da confraria pela sua trajetória na enogastronomia registrada em uma placa.


O convidado e Homero Agra na entrega da placa 
A noite foi marcada pela degustação às cegas de Pinots Noir brasileiros tendo como vinho da noite o Luis Argenta LA Jovem 2014 de Flores da Cunha que teve a companhia do Vinhedos Hood PN 2015, Atelier Tormentas PN Serena 2013, Quinta da Neve PN 2011, Aurora Pinto Bandeira PN 2014, Terragnolo PN 2014 e como "surpresa da noite" o Angheben Cabernet Franc safra 2001.

 
Vinhos e espumantes da noie

A Confraria do Sagu
 
Palheta de Pinot Noir brasileiros

Bruschettas a la Pessali

Mix de verdes com alho poró, figos e broto 

Risoto de cogumelos Porcini gaúchos colhidos pelo cozinheiro

Rondelli ao Ragú de Cordeiro 

Sagu de Pinot Noir
 
Um brinde aos convidados e ao vinho brasileiro!


terça-feira, 8 de março de 2016

Brazil Wine Challenge recebe inscrições até o dia 20 de abril

  
O evento é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) em parceria com a revista Adega

  

Depois do sucesso em 2014, quando o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil contou com a participação de 709 amostras de 18 países, a comissão organizadora do VIII Concurso Internacional de Vinhos do Brasil - Brazil Wine Challenge, se prepara para realizar de 7 a 10 de junho um evento mais abrangente e representativo, com a presença de especialistas internacionais e ampla divulgação no Brasil e no exterior.

 
As vinícolas e importadoras interessadas em participar podem fazer a inscrição dos produtos até o dia 20 de abril pelo site http://www.enologia.org.br/feiras-e-eventos/brazil-wine-challenge. O VIII Concurso Internacional de Vinhos do Brasil - Brazil Wine Challenge, credenciado pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE), é uma realização da Associação Brasileira de Enologia (ABE), juntamente com a Revista Adega.

  
Entre os objetivos do Brazil Wine Challenge estão o estímulo à elaboração de vinhos de qualidade em todos os países participantes, contribuindo, dessa forma, para a divulgação e a expansão do vinho e sua cultura milenar. Além disso, a intenção é permitir a elevação do nível técnico e científico das empresas participantes, estimulando a melhoria tecnológica do setor vitivinícola, em todas as partes do mundo. A data limite para o recebimento das amostras é dia 3 de maio de 2016.

 
“A edição 2016 do Concurso será um grande desafio, visto o sucesso da edição anterior. No entanto, continuamos firmes no propósito de estarmos entre os cinco maiores concursos do mundo”, afirma o presidente da ABE, enólogo Juliano Perin. O concurso, único do Brasil com a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional dos Enólogos (UIOE), vem crescendo a cada edição, sendo uma importante vitrine para a promoção do vinho.

 
As degustações serão realizadas de 7 a 10 de junho, no Hotel & Spa do Vinho, por um júri formado por enólogos e experts brasileiros e internacionais, além de jornalistas especializados.

  
Nessa edição as categorias participantes serão:


Categoria I - vinhos brancos de variedades não aromáticas

Categoria II - vinhos roses
Categoria III – vinhos tintos
Categoria IV - vinhos de variedades aromáticas
Categoria V – vinhos com leveduras de véu
Categoria VI – vinhos naturalmente doces
Categoria VII – vinhos licorosos
Categoria VIII – mistellas
Categoria IX – destilados de origem vitivinícola
  



Bebes um Chai?


Quem não se lembra dos modismos demandados pela exibição da novela Caminhos das Índias, na TV Globo, há tempos atrás? As faíscas emitidas pelos hábitos e costumes tupiniquin-indianos da novela atearam fogo nos espectadores influenciando-lhes no vestir, falar, comer e beber. Além de ter que assistir ao ator Rodrigo Lombardi, o Raj, balançar a cabeça o tempo todo parecendo um boneco de mola, as tais danças indianas que são iniciadas sem contexto algum – ao melhor estilo dos filmes de Bollywood! – não eram de todo o ruim. No meio disto tudo conseguimos extrair algo que parecia ser muito interessante e o é, o tradicional chai indiano. Pronuncia-se “tchai” e assim como o cafezinho brasileiro, ele tem mais ou menos a mesma função na cultura indiana, ou seja, funciona como um agente da socialização. É composto por um mix de masala – leia abaixo - açúcar mascavo, gengibre, pimenta do reino, chá preto, verde ou jasmin e leite, ou seja uma substanciosa mistura de sabores e especiarias aromáticas, de efeito antioxidantante e energético. A aparência lembra um café com leite de cor clara, sabor adocicado e picante por conta do gengibre. O chai é consumido pelos indianos com muita freqüência e na Índia existem profissionais especializados na preparação do chai, os chaiwallahs. No Brasil é bebido geralmente depois das refeições e muitas vezes nos períodos em que se bebe um cafezinho. E parece ser realmente muito bom, pois se Cléo Pires, Isis Valverde e Juliana Paes bebem, contra-indicações não deve ter, pelo contrário deve ser é afrodisíaco! A receita pode variar de acordo com a região ou a família, mas a base principal é a mesma como veremos adiante em uma das receitas do Chai:
 
 
Ingredientes:
(serve 8 xícaras)

Meio litro de leite fervendo

Meio litro de água fervente

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de gengibre em pó

1 colher de chá de cardamomo em pó

1 colher de chá de cravo em pó (ou anis estrelado em pó)

2 colheres de sopa de jarmim seco (para chá)

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

 

Preparo:

Ferver meio litro de água e acrescentar o jasmim seco para chá e abafar. Em um bule acrescentar as especiarias em pó, o chá coado, o leite e o açúcar. Mexer bem e servir imediatamente.
 
 
Você sabia?
 
Masala é um mix de temperos, ervas, aromatizantes e especiarias utilizado principalmente na culinária indiana. Pode ser seca ou úmida e composta por cardamomo, cravo, louro, açafrão, noz moscada, canela, anis, gengibre, pimenta branca e cúrcuma, entre outros.
 
Na índia as famílias costumam guardar sua receita de masala a sete chaves, pois nas quantidades de especiarias utilizadas está o segredo do seu sabor.
 
Por conta da mistura desenvolvida pode ter cor e sabor bastante distintos e pode ser utilizado em chás e diversas receitas à base de carne, legumes e vegetais.