segunda-feira, 8 de julho de 2013

Segunda edição da mostra O Melhor dos Vinhos dos Altos Montes ocorre no dia 12 de julho



Evento apresenta as melhores novidades de uma das maiores regiões produtoras do Brasil


Os melhores vinhos de uma das mais tradicionais e premiadas regiões vitivinícolas do País estarão à mostra no próximo dia 12 de julho. A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), localizada nas cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua realiza a segunda edição do evento O Melhor dos Vinhos dos Altos Montes. No evento, realizado na Escola Internacional de Gastronomia (UCS/Icif) cada uma das 12 vinícolas do roteiro apresentará dois vinhos.


“Em 2012 criamos a Mostra O Melhor dos Vinhos dos Altos Montes para mostrar ao mercado, à imprensa e aos nossos parceiros a evolução vertiginosa na qualidade dos vinhos produzidos na região. Em abril desse ano o INPI homologou nossa Indicação de Procedência e possuímos um crescimento também exponencial no turismo, pois há empreendedores que acreditam no potencial da região. Há muito para se mostrar nos Altos Montes”, destaca o presidente da Apromontes, Deunir Argenta.

Durante a mostra serão apresentados apenas os vinhos finos, brancos e tintos, produzidos pelas vinícolas do roteiro. Para isso, cada vinícola fará uma seleção dos produtos que pretende servir, sendo, preferencialmente, novidades. Além de provarem os vinhos, os convidados ainda participarão de um bate papo e coquetel com os empresários e enólogos que elaboraram cada um dos vinhos e de um fantour pelas vinícolas dos Altos Montes, onde conhecerão o processo de vinificação, a estrutura enoturística e as belas paisagens que servem de plano de fundo para a elaboração de alguns dos melhores vinhos brasileiros.


Para o mês de setembro a região já confirmou a realização da segunda edição da Mostra dos Espumantes dos Altos Montes. Os dois eventos integram um calendário anual de ações da região produtora.

Os Altos Montes

A união entre a tradição na produção de vinhos e espumantes de qualidade e a modernidade necessária para encarar os desafios da atualidade. No roteiro enoturístico dos Altos Montes, entre as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha, é possível encontrar tecnologia, diversidade, riqueza enogastronômica, paisagens de tirar o fôlego e um conjunto de 12 vinícolas que é único no Brasil.

Com altitude média superior a 550 metros, a região possui 173 km² demarcados e já reconhecidos com Indicação de Procedência (IP). O estudo indica as características climáticas e de solo para a produção de vinhos na região demarcada. A indicação também representa um marco de qualidade para a produção, que precisa, a partir de então, respeitar parâmetros mínimos para a elaboração de vinhos e espumantes.


Nos Altos Montes predomina o cultivo de uvas viníferas das variedades Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Ancellotta, Refosco, Marselan, Tannat, Riesling Itálico, Malvasia de Candia, Chardonnay, Moscato Giallo, Sauvignon Blanc, Gewurztraminer e Trebbiano, Moscato Branco, Malvasias, Moscato Giallo e Moscato de Alexandria.

A região possui riqueza inigualável para quem busca boas opções de visitação. No roteiro é possível encontrar desde pequenas e acanhadas vinícolas, rodeadas por vinhedos, até alguns dos maiores ícones da arquitetura do vinho na América do Sul. Quase todas com um mesmo tempero especial: a boa receptividade de famílias que estão envolvidas com o universo do vinho há décadas. Além das vinícolas existem paisagens deslumbrantes de canions e vales de rios que cercam toda a região.



Integram o roteiro dos Altos Montes as vinícolas Boscato, Fabian, Fante, Luiz Argenta, Mioranza, Nova Aliança, Panizzon, Salvador, Terrasul, Valdemiz, Venturini e Viapiana. Juntas, elas produzem mais de dois milhões de litros de vinhos finos por ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário