segunda-feira, 22 de abril de 2013

Robert Mondavi está vivo!




Pelo conjunto  de sua obra, o brilhante Robert Mondavi tornou-se imortal, um ícone eternizado em seus rótulos de qualidade superior e sua vida de obstinação na busca da excelência!  

O vinho comentado de hoje faz jus a três abordagens: uma casta fantástica chamada Zinfandel; um produtor de renome mundial, Robert Mondavi e um surpreendente país produtor, os Estados Unidos.  


Robert Mondavi:

Em 1966 fundou a Robert Mondavi Winery na Califórnia, EUA, acreditando que poderia produzir vinhos do mais alto padrão de qualidade. Americano e filho de imigrantes italianos, Robert Mondavi foi sempre influenciado pela cultura e tradições do Velho Mundo. Nascido no estado de Minnesota nos EUA, mas filho de imigrantes italianos, Mondavi, de fato, conta em sua autobiografia que sua mãe era uma excelente cozinheira e o vinho sempre fez parte dos hábitos alimentares de sua família. 

Na década de 30, Mondavi começou a se interessar pelos vinhos finos de Napa Valley. Em 1943, durante uma de suas viagens pelo vale, tomou conhecimento que a famosa vinícola Charles Krug estava à venda e convenceu seu pai a comprá-la. Com a aquisição, a família Mondavi se mudou para Napa, onde Robert, seu pai Cesare e seu irmão mais novo Peter passaram a produzir vinhos. Tinha como grande objetivo unir os métodos europeus tradicionais de vinificação a tecnologia americana de última geração, além de utilizar métodos educacionais para promover a venda de seus vinhos. 


Em 1979 Robert Mondavi se juntou ao Baron Philippe de Rothschild e inaugurou a Opus One Winery, em Oakville (Napa Valley), produtora do mítico Opus One. Robert usava uma frase emblemática: “A meal without wine, is like a day without sunshine!” (uma refeição sem vinho é como um dia sem sol). Em 2007, um ano antes de seu falecimento, Robert foi homenageado com o título de "pioneiro" no "Hall da Fama" dos viticultores. Foi o maior símbolo da vitivinicultura americana. 


Considerado o patriarca da vitivinicultura californiana pós Lei Seca, um produtor visionário e brilhante homem de marketing, por ter impulsionado o prestígio internacional do vinho californiano, o lendário Robert Gerald Mondavi foi, acima de tudo, um homem genuinamente apaixonado por vinho e pela boa mesa. Mondavi viajou pelas principais regiões produtoras de vinho do mundo, as estudou com profundidade e se inspirou especialmente na França para moldar o estilo e a qualidade de seus vinhos. 


A partir dessas inspirações francesas, em 1967 Mondavi criou o famoso e primeiro branco californiano batizado de Fumé Blanc, um Sauvignon Blanc (com toque de Semillon) fermentado e amadurecido em barricas de carvalho francês. Em 1968 redefiniu o padrão de qualidade dos Cabernet Sauvignons americanos ao lançar seu primeiro vinho dessa uva, o embrião do atual ícone da casa, o Robert Mondavi Cabernet Sauvignon Reserve. 


Robert Mondavi foi o pioneiro a utilizar técnicas como fermentação a frio, tanques de inox e a utilização de barricas de carvalho francês. Promoveu degustações às cegas para que o mercado pudesse avaliar a qualidade dos vinhos e foi o pioneiro na exportação dos vinhos californianos. Além do know-how adquirido, Mondavi contou com um trunfo, o excepcional vinhedo To Kalon, que comprou ao deixar a vinícola da família. Hoje, o To Kalon é considerado por especialistas o melhor terroir americano para produção de Cabernet Sauvignon.


A Zinfandel:


Esta casta tinta chegou aos Estados Unidos, mais precisamente à Califória, em 1859 e tornou-se a fonte de ouro para os vinhos baratos. No final do século XIX o californiano Zinfandel foi o vinho mais comercializado naquele país e hoje é o cartão de visitas entre os vinhos americanos. Tal uva é de tamanha flexibilidade que pode dar origem a vinhos médios assim como outros encorpados. É uma casta presente também na Austrália e na África do Sul, mas em pequenos cultivares. Mas foi nos EUA que ganhou destaque e notoriedade produzindo vinhos fantásticos e angariando aplausos em todo o mundo. Gosta de desenvolver-se em regiões áridas e tem sua paternidade genética atribuída a italiana Primitivo.


O vinho Robert Mondavi Private Selection:



O Robert Mondavi Private Selection Zinfandel 2011 leva em sua composição 79% Zinfandel, 12% Syrah e 9% Petite Syrah e mostra as melhores uvas provenientes das melhores sub-regiões produtoras da Costa Central, Califórnia. Possui cor vermelho rubi escuro e brilhante com tons violáceos.  Possui lágrimas rápidas e gordas. No nariz apresentaaromas intensos e vibrantes, muito frutado trazendo notas de amora, morango, cereja, framboesa, mirtilo, notas florais, pimenta negra, especiarias doces, cravo, baunilha e leve tostado. O álcool também surge, mas no decorrer da oxigenação, fica sutil. Na boca, repete a fruta mesclada com especiarias, baunilha e herbáceos. Corpo médio com taninos suaves, macios e retrogosto adocicado, acidez correta, final longo, equilibrado. Passou 11 meses em barricas francesas e americanas. Vai bem com aperitivos, carnes vermelhas, churrasco, grelhados, costela suína, aves de caça, algumas pizzas, massas não muito condimentadas e queijos médios.

Possui teor alcoólico de 13,5% e o ideal é ser bebido na temperatura de 16oC. 

Você encontra os vinhos Robert Mondavi na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.    

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário