sábado, 30 de junho de 2012

Luigi Bosca Malbec Reserva 2006

O vinho argentino Luigi Bosca Malbec Reserva 2006, da região de Luján de Cuyo. Possui grande personalidade, ótimo e redondo corpo. De cor vermelho rubi intenso, brilhante, lágrimas chorosas e lentas. Aromas de amoras maduras, cereja, café, pimenta preta e caramelo. Álcool pronunciado, taninos suaves, amora e chocolate. Ótimo final de boca. Vinho elegante e muito prazeroso de beber.


A safra 2005 levou 91 pontos do crítico americano Robert Parker.

Luis Fernando Nascimento, do ótimo blog Vinho com Prosa, fala que a história desta vinícola inicia no século XIX quando Leôncio Arizu, então com 7 anos de idade chega a Mendoza na Argentina. Em 1943 Saturnino Arizu, filho de Leôncio ingressa na vinícola trazendo idéias inovadoras na produção de vinhos. Em 1991 a Vinícola Luigi Bosca protagonizou a criação da Denominação de Origem Controlada Lujan de Cuyo e lança o primeiro Malbec DOC da Argentina e da América Latina. É a mais famosa uva de Mendoza.
Originária da região de Bordeaux na França, onde está em declínio, não se sabe ao certo por que essa uva foi mais bem sucedida na Argentina. Os vinhos Malbec de Mendoza tem estrutura e densidade raramente encontrados os vinhos Malbec de Bordeaux. Na França esta uva também é muito produzida na região de Cahors, sudoeste da França, onde em geral é cortada com Tannat.
Você encontra os vinhos Luigi Bosca na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site www.weinhaus.com.br.     

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário