Alquimias gastronômicas, receitas, dicas, crônicas, curiosidades, comentários sobre vinhos, restaurantes e viagens você, irriquieto internauta, encontrará neste delicioso e democrático blog!
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Viapiana Expressões Cabernet Sauvignon 2010
O amigo Janquiel Mesturini encaminhou-me alguns rótulos da Vinícola Viapiana, de Flores da Cunha, para que eu degustasse e fizesse as devidas considerações à respeito dos varietais remetidos. O primeiro foi um Sauvignon Blanc Expressões 2011 o qual abriu os trabalhos harmonizando-se aos canapés que antecederam uma Paella Marinera. Vinho jovem, levíssimo ideal para este veraneio de 40°C. Já um outro vinho, o Viapiana Expressões Cabernet Sauvignon 2010, provei semana passada e digo que há muito um vinho gaúcho desta casta, tão jovem e de safra não tão representativa como foi a de 2010 não me impressionava tanto. Apresentou cor rubi límpida e com lágrimas lentas e espessas. No nariz trouxe de imediato um ataque frutado, com aromas de cereja, ameixa e azedinha, levemente alcoólico. Na boca um equilíbrio notável com acidez controlada, jovialidade e frescor, ótima persistência, marcante, frutado, com taninos sedosos, ameixa, pimenta, chocolate, madeira discreta e leve herbáceo. Possui 13% de graduação alcoólica e ideal ser bebido na temperatura de 17°C. Fiquei surpreendido com a qualidade! Imagina o que me aguarda quando abrir o Viapiana Marselan, considerado um dos melhores rótulos do Brasil pela última Expovinis!
Em tempo: o Expressões é o primeiro vinho com rótulo interativo do Brasil cujo objetivo é adequar a roupagem dos vinhos a filosofia da marca. Tal rótulo interativo se utiliza de um caça-palavras disposto na parte superior onde os consumidores podem buscar palavras que definem os aromas, o paladar e as sensações dos vinhos, instigando o apreciador a procurar tais elementos e assim difundir o terroir da região de Altos Montes em Flores da Cunha. E confesso que o apelo visual faz a gente não tirar o olho do rótulo, pois com o passar dos goles a dificuldade aumenta e as sensações começam a se multiplicar
Lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário