Alquimias gastronômicas, receitas, dicas, crônicas, curiosidades, comentários sobre vinhos, restaurantes e viagens você, irriquieto internauta, encontrará neste delicioso e democrático blog!
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Delicioso saudosismo!
Lembro que uma das sobremesas preferidas que minha mãe preparava era a Torta de Bolacha. Lá, há alguns vários anos atrás, quando ainda moleque eu era, ao retornar de mais um dia de escola ao final da tarde, íamos ao Supermercado Mina de Ouro e lá minha mãe escolhia os ingredientes para o preparo. Tudo muito simples, mas cada vez que saía torta de bolacha lá em casa, o contexto e o ritual de seu preparo acabavam transformando aquilo tudo numa experiência inesquecível. Muito fácil de ser preparada esta sobremesa é ideal para qualquer época do ano: se for em clima frio, acompanha um chocolate quente. Se for no verão, vai a geladeira e pode ser degustada sozinha ou acompanhada ainda de um sorvete de creme, uma reverência as calorias! O certo é que a receita está ao alcance de todos e não há necessidade de ser prendado para fazê-la. A seguir a saudosa receita da Torta de Bolacha!
Ingredientes:
(para 6 pessoas)
1 pacote de bolacha tipo “Maria”
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara de leite
1 colher de sopa de maizena
3 gemas
3 claras batidas em neve
6 colheres de sopa de açúcar
chocolate em pó “do Padre” à gosto
chocolate granulado para polvilhar
Preparo:
Misture o leite condensado, as gemas, o leite e a maizena dissolvida em água e leve ao fogo baixo mexendo lentamente até engrossar e formar um creme. Reserve. Bata as claras em neve com o açúcar e misture, delicadamente, o creme de leite e o chocolate. Cubra um refratário com uma camada de bolacha molhada no leite e intercale com uma camada de creme e uma de bolacha. Finalize polvilhando chocolate granulado. Leve à geladeira por cerca de três horas. Sirva acompanhada de boa companhia!
Artigo publicado no Jornal Gazeta do Sul de hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário