O vinho comentado de hoje é o português alentejano Caves Velhas Romeira 2009 Tinto, produzido a partir das variedades Alicante Bouschet (20%), Aragonez (40%) e Trincadeira (40%). Possui cor rubi com ligeiros reflexos violáceos, muito límpido e transparente. No nariz de imediato traz algo azedo lembrando iogurte além de notas de frutos vermelhos como cereja, framboesa, azedinha e morango. Na boca mostra-se um vinho muito redondo, excepcionalmente frutado, fácil de beber e macio. É um vinho de média persistência e igual médio corpo, fresco e ligeiro. Graduação Alcoólica de 13,0% e ideal ser bebido na temperatura de 17°C. Harmonizou muito bem com uma lasanha de salmão e molho vermelho, mas também vai bem com carnes brancas assadas e vermelhas grelhadas ou com molhos, caça não muito condimentada e queijos médios. Excepcional custo-benefício!
E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!
Tive a oportunidade de experimentá-lo na churrascaria Pampa Grill (Centro - RJ) e realmente é um vinho excepcional. Vale muito a pena.
ResponderExcluirCaro Zandro, é uma boa dica, mas confesso a você que a safra 2006 que provei é ainda superior, mais equilibrado. Forte abraço
ExcluirAtt
Emerson Haas