Alquimias gastronômicas, receitas, dicas, crônicas, curiosidades, comentários sobre vinhos, restaurantes e viagens você, irriquieto internauta, encontrará neste delicioso e democrático blog!
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Barba, cabelo e bigode!
Falar à respeito do Marcelo Schambeck e de seu Del Barbiere pode ser repetitivo, principalmente, se for referido as suas qualidades diante das caçarolas sobre a chama do fogão de sua pequena mas prática cozinha localizada ao fundo do bistrot acima citado quase na esquina das ruas Borges de Medeiros e Jerônimo Coelho, em Porto Alegre. De uma idéia iniciada com uma cafeteria dividindo espaço com a cinqüentenária barbearia – por isso o sugestivo nome! –pertencente ao seu pai em 2007 até assumir vários votos na eleição dos melhores chefs e restaurantes de Porto Alegre do Guia Comer & Beber da Revista Veja em 2010 e 2011, a ascensão do jovem chef de 23 anos formado em gastronomia na Unisinos foi vertiginosa! E a proposta de seu restaurante também chama muito a atenção, pois o bistrot comporta apenas vinte pessoas, atende somente ao meio-dia de segunda à sexta, serve diariamente apenas uma opção de menu no cardápio – composto de um belisquinho de pão sírio e patê como tira-gosto, uma entradinha que pode ser algo frito, como “Bolinhos de Arroz Jasmin em Geléia de Gengibre e Pimenta” e um prato principal que pode ser “Cabelinho de Anjo em Redução de Shoyu com Camarão e Iscas de Salmão”, por exemplo. Todos os dias o cardápio muda e as receitas são trocadas a cada mês, estimulando desta forma a inovação e a busca por uma culinária autêntica e de experimentação.
Schambeck, um declarado adepto da slow food – tendência gastronômica mundial que valoriza os sabores e ingredientes tipicamente locais – estagiou com algumas cabeças pensantes e criativas da gastronomia brasileira como a banqueteira Neca Menna Barreto e Helena Rizzo, chef e proprietária do conceituado restaurante Maní, em São Paulo. “Aqui no restaurante valorizo ingredientes frescos e de qualidade que aliados ao conhecimento técnico na cozinha, formam uma receita de sucesso, sem nunca tirar o olho da influência da culinária gaúcha” afirma sorridente em meio a finalização de mais um prato a ser servido. De qualquer lugar do descolado bistrot é possível ver o chef em ação, pois sua cozinha é envidraçada e a sua desenvoltura e presteza aos detalhes são marcantes, seguindo obstinadamente a excelência em cada prato montado tal qual a sincronia do original piso de cerâmica de meados dos anos 50 dividido a meio com a antiga, mas operante barbearia. “Meu pai não é barbeiro, como todos pensam, ele apenas é proprietário da barbearia e por conseqüência do espaço ocupado pelo restaurante”, esclarece Marcelo enquanto acompanha o estagiário Rodrigo maçaricando um “Créme Brullé de Iogurte” que me foi servido (uma maravilha, por sinal!).
Nas paredes do bistrot inúmeros recortes de matérias de seu chef nos mais variados meios de comunicação reunindo receitas próprias, perfil e dicas servem de sinalizadores a quem for freqüentar o simpático estabelecimento: estejam preparados para provar a essência do sabor pelas mãos de um artista das panelas!
O Bistrot Del Barbiere fica localizado na Rua Jerônimo Coelho, no. 188, no Centro de Porto Alegre e o fone para reservas é o 3019.4202.
Nenhum comentário:
Postar um comentário